sábado, 14 de julho de 2012

Cada um por si, Deus por todos!

Revendo as fotos dos participantes do grupão ou blocão denominado Todos por Mariana e amplamente publicadas em todos os jornais locais, a impressão que deixaram para o eleitorado marianense é a de que o nome correto do então grupo político deveria ser Cada um por si, Deus por todos.
 Na verdade, todos queriam ser candidatos a prefeito e ninguém a vice. Por causa disso, cada um tomou um rumo diferente. O único que não apareceu nas fotos foi o atual prefeito, mas que tinha lá como representante o seu irmão que não perdia uma reunião...
Terezinha Ramos apareceu lá na foto, com o pessoal do DEM, mas não se arriscou a ser candidata. Comenta-se que ela estaria apoiando a candidatura do prefeito, já que seu filho é candidato pela coligação dele. Amigos assim nem precisam de inimigos, pois há tempos que já são muy amigos...
Vamos então tentar entender como o grupo político Todos por Mariana implodiu. 
Parte do pessoal que participava do grupão ou blocão Todos por Mariana virou Juntos por Mariana e a outra parte se transformou em candidatos autônomos, sem coligação com os demais componentes do blocão.
Juntos por Mariana
A coligação Juntos por Mariana lançou a candidatura do atual prefeito Roberto Rodrigues tendo como vice Altacir Rosa Barros. O dois principais partidos que dão sustentação política à coligação são o PTB e o PDT, ambos, respectivamente, liderados e presididos pelos latifundiários empresários da mineração. Os demais partidos coligados são PT, PC do B, PTN e PPL.
A coligação lançou 33 candidatos ao cargo de vereador. Disputam a reeleição por essa coligação os vereadores Ailda Ribeiro Anacleto (PT), Edson Agostinho de Castro Carneiro (Leitão) do PTN, Geraldo Sales de Souza (Bambu) do PDT; ex-vereadores Antonio Claret Gomes (Toni Claret), Jamil José Abjaudi, Benedito Gomes de Morais (Bené do Caminhão), Luiz Antonio da Silva e Brito (Luiz Soldado). O candidato José Jarbas Ramos Filho disputará o cargo de vereador no lugar de seu pai que não quis disputar a reeleição.
Partido Verde
O PV, que também participava do blocão ou grupão, preferiu lançar como candidata ao cargo de prefeita Sônia Azzi e como vice dela o Benedito Ferreira (Careca). Sem coligação com nenhum outro partido, lançou nove candidatos ao cargo de vereador. Destaque para a Elisabeth da Silva, Dra. Beth que, no passado, foi eleita vice de João Ramos.
Democratas (DEM)
Outro partido remanescente do grupo que implodiu, o Democratas, lançou Dr. Francisco Rodrigo Miranda (Dr. Rodrigo Miranda) tendo como vice Marlene Resende Fonseca. Também sem nenhuma coligação com outro partido, lançou oito candidatos ao cargo de vereador, entre eles, a Josíris Tavares Ferreira, esposa do ex-prefeito Cássio Brigolini Neme.
Partido da Mobilização Nacional (PMN)
Este partido entrou e saiu rápido do grupo. Lançou como candidato ao cargo de prefeito Francisco de Assis Ferreira Carneiro, o Chico da Farmácia e como vice o seu sobrinho Rodrigo Cota. Disputará as eleições proporcionais com quatorze candidatos ao cargo de vereador, sem coligação com outros partidos.
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Ao contrário dos partidos acima, o PSOL não participou do grupo Todos por Mariana. Lançou como candidata ao cargo de prefeita Neuza Maria da Trindade Soares (Neuza Zuzu) e como vice-prefeito o seu marido Domingos Sávio Soares. Sem coligação com outros partidos, sete candidatos disputarão o cargo de vereador pelo partido, um deles, Luiz Otávio da Trindade (Bizute), irmão de Neuza Zuzu.
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU)
Este partido também não participou do grupo Todos por Mariana. Lançou como candidato ao cargo de prefeito Valério Vieira dos Santos tendo como seu vice-prefeito Jorge Adalberto Rossoni Filho. Sem coligação com outros partidos, o PSTU lançou apenas um candidato ao cargo de vereador: Geraldo Marciano Ambrósio.
A Retomada do Desenvolvimento de Mariana
Com o apoio de uma coligação de quinze partidos políticos, liderada pelo PSDB e PPS, foi lançada a candidatura do ex-prefeito Celso Cota tendo como seu vice o ex-vereador Duarte Júnior. A coligação indicou sessenta candidatos para o cargo de vereador. Entre eles, vereadores que disputam a reeleição: Bruno Mol Crivellari, Juliano Vasconcelos Gonçalves, Marcelo Monteiro Macedo, Raimundo Elias Novais Horta, Fernando Sampaio de Castro, Reginaldo Antonio de Castro Santos; ex-vereadores Joaquim Sumidouro, Pedro Eldorado, Petrolina Viana Cardoso. 

Atualização: Os latifundiários empresários da mineração entraram com Ação de Impugnação de Registro da Candidatura do ex-prefeito Celso Cota na Justiça Eleitoral. Os latifundiários são ruins de votos nas urnas, não ganham uma, entretanto são excelentes especialistas no tapetão eleitoral. Apostam que Celso Cota deverá ficar fora das eleições de 2012 em Mariana.
A conferir!  

Nenhum comentário: