quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dom Geraldo toma posse na Academia

A Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras homenageia um de seus fundadores Dom Oscar de Oliveira, ex-titular da Cadeira nº 16 cujo patrono é o primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manoel da Costa, empossando o atual Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, hoje, dia 09 de janeiro, às 19,30, na sede da instituição. O evento encerra as comemorações do centenário de nascimento de Dom Oscar, iniciadas em Entre Rios de Minas, no dia 9 de janeiro de 2012.
A saudação ao recipiendário será proferida pelo acadêmico Monsenhor Flávio Carneiro Rodrigues, biógrafo do homenageado e um dos maiores conhecedores da história da Arquidiocese de Mariana. Dom Oscar é um dos grandes beneméritos de Mariana, onde deixou a sua marca de homem voltado para a Cultura, para a Educação e para o desenvolvimento econômico social.
O empossado Dom Geraldo Lyrio Rocha é natural de Fundão (ES). Formou-se em filosofia pelo Seminário Coração Eucarístico de Belo Horizonte e pela Faculdade Dom Bosco de São João Del-Rei. É teólogo pela Universidade Gregoriana, de Roma. Tem Mestrado em Filosofia pela Universidade Santo Tomás de Aquino, de Roma. Presidiu a CNBB no período de 2007 a 2011. O Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Metropolitano de Mariana em 2007, sendo transferido da Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia.
Dom Geraldo ocupará a Cadeira nº 16 que seria de Dom Luciano Mendes de Almeida não tivesse este falecido antes da cerimônia de posse. Esta Cadeira é um marco importante na cinquentenária Academia Marianense de Letras por ter como patrono o primeiro bispo de Minas Gerais, Dom Frei Manoel da Cruz, quando o Papa Bento XIV criou a Diocese de Mariana em 1745.
Para o presidente da Academia, Prof. Roque Camêllo, “o Arcebispo Dom Geraldo, além de cumprir exemplarmente sua precípua missão de pastor desta Arquidiocese em seus 79 municípios, é praticante de um vernáculo escorreito e grande conhecedor da língua latina. Enriquecerá nossa Casa de Cultura não só por ser ele um cidadão de reconhecido valor cultural, mas também por estarmos homenageando a memória de Dom Oscar de Oliveira, inesquecível benfeitor de Mariana e da Cultura Mineira”.

Nenhum comentário: