terça-feira, 9 de julho de 2013

Estúdio Heráldico

ESTÚDIO HERÁLDICO
Prezado Ozanan
Sou heraldista (estudioso em brasões e bandeiras) e membro do CNCP Comitê Nacional de Cerimonial Público.
Analisando o brasão de Mariana, pude observar que o brasão municipal contém falhas heráldicas. O brasão contém sobre o seu escudo uma coroa de três torres em ouro. Três torres em ouro não existem na concepção de brasões. As coroas para cidades são de cinco torres em prata (branco). A coroa com cor dourada e de cinco torres é privativa e exclusiva da nossa capital mineira, Belo Horizonte.  Perdoe-me a franqueza, mas, para piorar a situação, acabo de ver que a Câmara Municipal de Mariana aprovou em 02/1/2013 um brasão para a Câmara.
Ora, o Brasão de Armas de uma cidade não é um logotipo e nem é aceitável que um poder, individualmente, tenha um brasão. Na Constituição Federal diz que, além do país, faculta aos estados e aos "municípios" brasileiros a adoção de símbolos próprios para retratar a história e as características de cada um deles. A Câmara Municipal de Mariana faz parte da história de Mariana, como poder. A grande maioria dos municípios adotou como símbolos da "CIDADE", o hino, a bandeira e o brasão. O brasão de Mariana é do município, sendo assim, tanto a Câmara quanto a Prefeitura detêm o mesmo brasão. O brasão é toda a representatividade da comunidade do povo de Mariana.
E se a prefeitura quiser ter o seu brasão? A junção dos poderes é o município. Sendo assim, como técnico da área, tendo normalizado os brasões de Belo Horizonte, Carangola, Confins, Betim, Taiobeiras, Pedro Leopoldo e atualmente trabalhando na normalização de Recife/PE, acho que deveria ser revista essa lei. Não é correto a Câmara de Mariana, cidade histórica e de relevante importância cultural mundial cometer um equívoco desses. É inaceitável que existam dois brasões para uma mesma cidade, isso causaria grande confusão para a identificação visual da cidade. Não quero aqui, nesse relato, zombar do belo trabalho feito em torno do novo brasão, mas peço que seja repensada a hipótese. Outro detalhe, inclusive, é que hoje, a maioria dos municípios está  abrindo mão de símbolos de campanha, ou seja, logomarcas (símbolos) de administrações de cidades, isso se faz, tendo em vista a economia dos cofres públicos com gastos desnecessários de 4 em 4 anos.
Coloco-me ao inteiro dispor, para quaisquer dúvidas pertinentes ao assunto.
Finalizo só reforçando que o que está acontecendo com a identidade visual do símbolo máximo de Mariana é muito sério.

Atenciosamente, Wagner Costa
(31) 9121-6571 (31) 3555-1125 Câmara Municipal de BH (31) 3423-8011.
Meu comentário: querendo contestar, coloco o meu blog à disposição da Câmara Municipal de Mariana.

Nenhum comentário: