sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pela transparência na Câmara Municipal de Mariana*

No site da Câmara de Ouro Preto você consegue acessar todo movimento financeiro da Câmara e da verba indenizatória dos vereadores, num clique sabe como e com o que estão gastando dinheiro dos nossos impostos. Isso já é prática em todas as Câmaras e Assembleias do Brasil onde os vereadores e deputados recebem verba indenizatória. Inclusive é lei!

O site da Câmara de Mariana não traz nenhum dado a esse respeito, apesar de ser muito bem feito, criado ano passado quando era o presidente da Câmara o Vereador Sr. Geraldo Sales de Souza, Bambu, que segundo nossas informações pagou por este site a quantia de vinte mil reais! Então se tem um excelente site e a ferramenta para divulgar as verbas indenizatórias dos vereadores de Mariana por que não é usado para que todos possam ver?

Enviamos pergunta ao atual presidente da Câmara Vereador Sr. Bruno Mol Crivellari se o site da Câmara iria revelar os gastos dos vereadores e da Câmara, mas até o fechamento desta edição não foi enviada resposta. Talvez porque os vereadores já estejam de recesso parlamentar durante o mês de julho. Aguardamos então, pois é imperioso hoje que haja clareza no trato dos negócios públicos.

*Editorial do jornal “O Espeto” nº 208 – 1ª Semana de Julho de 2013.

Meu comentário: não só a Câmara como também o município de Mariana, parece, não publicam também o quanto ganham de vencimento o prefeito, o vice-prefeito, os vereadores, bem como os secretários e funcionários públicos municipais comissionados ou não. Não se sabe a quantidade de funcionários públicos existente no município, seja por concurso público ou por nomeação política, o valor das despesas com verbas de representação, diárias, aluguel de veículos e gabinetes. É uma verdadeira caixa preta.
Seria muito útil e saudável para os contribuintes marianenses se o Ministério Público tentasse abrir essa caixa preta acabando de vez com este contumaz descumprimento da Lei da Transparência por parte de políticos marianenses detentores de mandatos eletivos.

Nenhum comentário: