domingo, 28 de julho de 2013

Um santo para Francisco*

Alfredo Durães

    Ontem, pouco depois das 14 horas, o escultor e entalhador Hélio Petrus, de Mariana, recebeu um telefonema com uma notícia que é um marco em sua vida. A ligação veio da redação do Estado de Minas e informava a ele, em primeira mão, que uma de suas imagens de São Francisco de Assis acabava de ser entregue ao papa Francisco, em cerimônia no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Bairro da Glória, no Rio de Janeiro.

    A notícia pôs um ponto final numa história que começou há pouco mais de um mês, quando a Prefeitura de Ouro Preto, cidade vizinha, o procurou. Representantes das áreas de turismo e cultura ouro-pretanas tinham como missão enviar ao Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) uma imagem de São Francisco que seria dada de presente ao papa.

    Com 55 centímetros de altura e cerca de 1,5 quilo, a peça foi batizada de São Francisco em êxtase, “pois mostra um santo mais alegre, em júbilo, quase levitando”, descreveu o artista.

    Petrus, de 70 anos, é santeiro e entalhador desde os 25. “Há 45 anos tenho São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário como os principais alvos de meu trabalho. Por isso, fiquei contente quando fui procurado, ainda mais sabendo que a imagem seria dada ao papa Francisco, a quem admiro muito. Porém, entreguei a peça e não tive mais notícias”, disse. Agora, Petrus disse estar “imensamente gratificado e honrado, além, é claro, de bastante emocionado”.

    Hélio Petrus produz esculturas em estilo barroco inspiradas nas obras de Aleijadinho e de outros artistas do século 18. Suas peças, entalhadas em cedro rosa, têm cores suaves e pátina em diversas tonalidades, além de policromia folheada a ouro. Suas obras estão espalhadas pela Europa, Estados Unidos e Ásia, e seu ateliê no Centro Histórico de Mariana é aberto para visitantes.

    A imagem foi entregue ao papa pelo presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele explicou que o gesto pretende também divulgar a cultura brasileira e homenagear os artistas sacros do país. “O turismo religioso é um importante nicho do turismo cultural no Brasil. Além dos incontáveis roteiros religiosos, como Aparecida, em são Paulo, e o Círio de Nazaré, no Pará, existem muitas obras sacras e igrejas que atraem o público estrangeiro”, disse Flávio.

*Fonte: jornal “Estado de Minas”, de 27.08.2013.

Nenhum comentário: