terça-feira, 29 de outubro de 2013

Raul Bernardo Nelson de Senna +

Raul Bernardo Nelson de Senna, membro efetivo da Academia Marianense de Letras, faleceu no dia 26 de outubro, sábado, aos 82 anos, em Brasília, em decorrência de parada cardíaca durante uma cirurgia. Nasceu em Belo Horizonte em 21.08.1931.
Como secretário de Estado do Governo de Minas Gerais, governado por seu tio Israel Pinheiro da Silva, Raul Bernardo, por sua iniciativa, criou a Casa de Cultura de Mariana, a primeira de Minas e do Brasil com essa denominação. Por ocasião da inauguração da entidade cultural, foi afixada em frente ao prédio uma placa de bronze com a seguinte inscrição:

“Casa de Cultura – sede da Academia Marianense de Letras, primeira criada e instalada em Minas Gerais (Decreto nº 11.653, de 06.02.1969) pelo eminente Governador Dr. Israel Pinheiro da Silva, por iniciativa do Deputado Raul Bernardo Nelson de Senna, DD. Secretário de Estado do Governo”.
Mariana (MG), 18 de julho de 1969.

História
Raul Bernardo Nelson de Sena ingressou no serviço público brasileiro em 1952 como cadete do Exército e se formou pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte. Desde então ocupou diversas funções, entre elas, a de diretor de turismo e divulgação de Brasília, assistente jurídico do então prefeito do Distrito Federal para assuntos administrativos e econômicos, além de ocupar outras funções públicas em Minas. Ele foi, ainda, Procurador-Geral do Tribunal de Contas do Distrito Federal, em 1960 e também presidente da extinta Rede Ferroviária Federal S/A.
Na carreira política, teve três mandatos como deputado federal por Minas Gerais e um como deputado estadual na Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais, pleito no qual conseguiu o maior número de votos na legenda em 1966: 30.580.
Como jornalista trabalhou nos jornais “Tribuna de Minas” e “O Diário”, ambos em Belo Horizonte. Ocupou, também, a função de Diretor da Imprensa Oficial do Estado Minas Gerais. É autor do “A Ideia Política”, publicado em 1969.

Nenhum comentário: