terça-feira, 15 de abril de 2008

Candidatos sem Chances

Alguns internautas, leitores do Blog, me abordam na rua e perguntam: Ozanan, por que candidatos, que não têm nenhum prestígio eleitoral, se lançam na disputa para o cargo de prefeito? Para responder essa pergunta são necessárias algumas explicações sobre como funciona o lançamento de determinado candidato.
Por trás de cada pré-candidato, existem deputados estaduais e federais patrocinando a candidatura. Quanto maior as chances de o candidato ganhar as eleições maior é o patrocínio. Os que não têm a menor chance de ganhar, os azarões, são bancados também, só que o patrocínio é bem menor.
O patrocínio financeiro de hoje dos deputados será pago amanhã com os votos do candidato para as eleições parlamentares de 2010. Os candidatos a vereador, não todos evidentemente, também recebem patrocínio de deputados. É uma aposta arriscada para os deputados que dão a eles hoje um cheque em branco. Se der certo, ninguém perde, todo mundo ganha. Ao contrario, todo mundo perde. É um investimento de risco para ambos os lados. Entretanto, para evitar o golpe do baú eleitoral, os deputados costumam contratar institutos de pesquisa eleitoral para aferir na cidade e nos distritos se os pré-candidatos têm ou não cacife eleitoral. O valor do patrocínio depende muito dessas pesquisas. Quem tem mais votos recebe mais, quem não tem recebe menos.
E o eleitorado, coitado, não sabe de nada!

Nenhum comentário: