segunda-feira, 7 de abril de 2008

Casa de Cultura de Mariana

Rafael Arcanjo Santos

A Casa de Cultura de Mariana nasceu em torno da Academia Marianense de Letras, em 1962, sob a inspiração do saudoso professor, historiador, escritor e jornalista, Waldemar de Moura Santos. Desde 1962, a Academia Marianense de Letras vem cumprindo a missão principal a que se propôs: de consagrar-se à Cultura, Artes e Ciências.
Em 18 de julho de 1969, a Academia Marianense de Letras se instala na Casa de Cultura de Mariana, a primeira fundada em Minas Gerais.
O histórico solar, onde funciona a Casa de Cultura de Mariana-Academia Marianense de Letras, Artes e Ciências, foi edificado em 1730, tendo pertencido ao mestre-de-campo, Rafael da Silva e Souza, que a vendeu posteriormente à Fazenda Real para nela residir o primeiro Intendente, Dr. Antonio Rodrigues de Macedo, nomeado em outubro de 1736. Desta data até 1760, o prédio serviu simultaneamente de moradia do intendente e de “repartição arrecadadora dos produtos de captação, do confisco de escravos, das arrematações em praça pública e tudo quanto entendia com ouro destinado ao erário público”. O histórico casarão foi ainda “Casa da Intendência”, “Casa de Fundição de Ouro” e “Casa de cobrança do quinto do ouro”. No andar superior, sua valorização se destaca pela presença de uma sacada corrida, em que ocupa toda a fachada, com janelas rasgadas, encimadas por elegante seqüência de vergas em arco batido. Possui três belíssimos tetos, ricamente trabalhados, em aposentos superiores, dignos de admiração.
O vetusto casarão quase trissecular, onde está localizada a Casa de Cultura de Mariana, pode ser considerado três vezes histórico: era casa onde se hospedava Dom Pedro II, onde morou o inconfidente Cláudio Manoel da Costa e onde se reuniam os sediciosos de Felipe dos Santos.
A Casa de Cultura de Mariana-Academia Marianense de Letras, Artes e Ciências é palco dos principais acontecimentos cívicos, artísticos e culturais realizados em sua sede social. É uma instituição que sobrevive, ao longo de seus 46 anos de profícua existência, graças ao trabalho abnegado de seu fundador, professor Waldemar de Moura Santos e dos atuais dirigentes: professor Roque José de Oliveira Camêllo, Presidente; Frederico Ozanan Teixeira Santos, Diretor Cultural, além da prestimosa colaboração de familiares do primeiro presidente da Casa de Cultura.
Notável acontecimento patrocinado pela Casa de Cultura de Mariana, de grande repercussão para o desenvolvimento sócio-cultural da cidade, foi a realização do I Encontro para o Desenvolvimento de Mariana, o EDEM-I, em outubro de 1979, vitoriosa iniciativa que reivindicou e alcançou, entre outras aspirações históricas marianenses, a construção da estrada de contorno e a instalação das agencias do Banco do Brasil (25 anos – 1983 - 2008) e da Caixa Econômica Federal. O “Dia de Minas” nasceu, também, nesse histórico solar, por iniciativa do Professor Roque Camêllo.
São partes integrantes da Casa de Cultura de Mariana: “Madrigal Mariana”, grupo coral fundado em 19.03.1971; a Biblioteca “Dom Silvério”; a Escola de Ensino de Violão “Professor Moura Santos”; o Grupo Musical “Uns & Outros” e a Academia Infanto-Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana, criada pela acadêmica professora Hebe Maria Rola Santos.
A Casa de Cultura é inteiramente aberta à comunidade marianense: quase todas as entidades e associações mais importantes da cidade utilizam suas dependências para realização de reuniões e eventos, sem ônus para seus promotores. Nela são realizados periodicamente vários cursos profissionalizantes, alem de conferências, palestras, seminários, exposições, concertos e recitais.
A Casa de Cultura de Mariana-Academia Marianense de Letras, Artes e Ciências, pelo acervo de suas brilhantes e indiscutíveis atividades que vem realizando desde 1962, credencia-se à admiração pública pelo esforço, dedicação, coragem, sacrifício e tenacidade de seus principais e atuantes membros, que lutam para elevar e enaltecer os valores artísticos da primaz mineira.
(Extraído da coluna “Cartas aos Tempos”, do “O LIBERAL”, nº. 791, de 31/março a 06/abril de 2008).

Um comentário:

Beyonce Velez disse...

O HIV / AIDS não pode ser curado por meio de drogas e injeções, mas a melhor maneira de se livrar do HIV / AIDS permanentemente é tomando remédios naturais à base de plantas e, se a cura pelo HIV através de drogas e injeções foi tão fácil, por que fazer muita coisa? pessoas ainda sofrem de HIV ?. fui diagnosticado com HIV em 2015 e também me disseram que não tem cura, tenho saído com ele desde então, mas continuo orando e fazendo todo o possível para me curar, mas nunca parei de fazer minha pesquisa sobre como encontrar uma cura , até me deparar com testemunhos de pessoas sendo curadas com medicamentos à base de plantas, e sempre acreditei nas ervas e em suas propriedades médicas, depois de fazer tantas pesquisas sobre isso que descobri, o Dr. James foi quem os curou e eu descobri que ele era um profissional em medicamentos à base de plantas e também ajudou e curou muitos pacientes com HIV / AIDS, entrei em contato com ele, conversamos por telefone e confirmei que ele era um verdadeiro herbalista Médico, fiz tudo ele me disse para fazer, após 2 dias de contato com ele, ele me disse que a cura está pronta e ele me enviou através do serviço de correio expresso FEDEX Express. O remédio chegou até mim em três dias. Eu usei o medicamento à base de plantas como ele prescreveu para mim, depois de tomar seu poderoso remédio à base de plantas de manhã e à noite por 21 dias, fiquei completamente curado agora, voltei ao meu médico para confirmar. Não se deixe enganar EXISTE UMA CURA PARA HIV / AIDS, os médicos podem dizer que não há cura, mas COM MEDICAÇÃO HERBAL EXISTE UMA CURA e se você precisar conhecer ou se curar do HIV ou de outras doenças, como o vírus Herpes, câncer, Hiv / Aids,. Doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer de pulmão, Câncer de mama, Câncer colorretal, Câncer de sangue, Câncer de próstata, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença cardíaca, Ataxia, Artrite, Esclerose lateral amiotrófica, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolona
Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresso Esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Astma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, DPOC, Glaucoma., Cataratas, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose.
Demência. Lúpus.
, Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Hipertensão, Câncer colo-retal, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer de cérebro, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer de rim, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Miomas, CONTATO DR JAMES ON
EMAIL drjamesherbalmix@gmail.com WHATS APP +2348152855846 SITE https // drjamesherbalmix.wordpress.com