terça-feira, 15 de abril de 2008

Restaurantes e Lanchonetes

Durante muitos anos, tivemos que conviver com a precariedade das instalações comerciais de lanchonetes e restaurantes estabelecidos no centro histórico de Mariana. O que existia, e ainda existe, de botecos copos sujos, ou melhor, copos plásticos, na cidade, não é normal. São estabelecimentos que têm espaço reduzido, apertado, sem nenhum conforto, com poucas mesas ou cadeiras para sentar, banheiros mistos e sujos, sem nenhuma preocupação com a higiene, além da infernal barulheira sonora. Esse ambiente acanhado e desconfortável foi feito sob medida para mauricinhos e patricinhas que, por não terem melhor opção para passar as noites e por terem baixo poder aquisitivo, ficam conformados ali nas imediações dos botecos, horas e horas em pé, tomando bebida quente em copos de plástico. Para quem não se importa com barulho, higiene e conforto, aquilo é um paraíso.
Mas, felizmente o quadro está mudando para melhor. Nos últimos tempos surgiram várias novidades agradáveis. Na Praça Gomes Freire, por exemplo, temos a Pizzaria Dom Silvério, o Rancho da Praça, que foi revitalizado. Na Rua Dom Viçoso, teremos, breve, a inauguração de novas instalações do restaurante Lua Cheia. Na Praça da Sé temos a nova lanchonete Kings Burger e a lanchonete e sorveteria Pingüim. Na Travessa São Francisco, temos a Taberna do Conde e o Tambaú. Na Av. Getulio Vargas, o UAI Zé. Na Antonio Olinto, a Cozinha Real. Quase todos são self-service.
Ainda não temos restaurantes sofisticados capazes de atender a la carte turistas endinheirados. Turistas abonados não gostam de freqüentar self-service. São exigentes e gostam de escolher o prato existente no cardápio do restaurante. Como ainda são poucos os turistas Vips que visitam a cidade, infelizmente ainda não temos demanda suficiente para se abrir restaurantes desse porte, pois ficariam vazios e quebrariam os seus proprietários. Por causa disso, esses turistas visitam a cidade e, depois, almoçam e jantam em Ouro Preto ou Belo Horizonte.

Nenhum comentário: