quarta-feira, 9 de abril de 2008

Centro de Convenções

São poucas cidades mineiras que possuem um centro de convenções. Existe apenas em cidades mais desenvolvidas que viraram pólo de atração turística. Para quem não sabe, Centro de Convenções é um espaço físico destinado a realizar eventos de médio e grande porte. Nele são realizadas conferências, seminários, simpósios, encontros promovidos por empresas nacionais e internacionais, para tratar de negócios de empresários, banqueiros, ou para reuniões de Chefes de Estado nacionais ou estrangeiros. Nesses encontros de negócios, são atraídos os principais executivos de empresas nacionais e multinacionais. Muitas personalidades de renome mundial participam desses eventos empresariais e que aproveitam a ocasião para conhecer a cidade, movimentando o setor de hotelaria e os restaurantes. Nesse ramo de atendimento ao turismo de negócios, ainda não temos infra-estrutura de atendimento de alto nível compatível com as exigências desses altos executivos. Mas com o decorrer do tempo, havendo muita demanda, os empresários locais poderão melhorar a qualidade de prestação desses serviços essenciais ao incremento das atividades turísticas.
Em Minas, segundo informações que obtive, há cinco centros de convenções que estão no novo plano de ações do governo mineiro: Araxá, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Preto e Uberlândia. Mariana irá entrar, com a construção do centro de convenções, nesse plano no próximo segundo semestre de 2009.
O Centro de Convenções será construído onde hoje se encontra o ginásio poliesportivo que será transferido para outro local. Seu aspecto físico será parecido com o da antiga fábrica de tecidos que existia naquele local. Pavilhões de Feiras funcionarão juntos ou separados, com 1600m2 e capacidade para 1500 pessoas. Haverá ainda saguão para recepção de público com áreas de apoio e café e Teatro com 520 lugares. Já o setor de Convenções possuirá saguão para eventos, dois auditórios para 150 pessoas e seis salas de conferência com 50 lugares cada. O estacionamento público terá capacidade para 85 veículos.
Caso o Centro de Convenções saia realmente do papel, Mariana dará um salto extraordinário na exploração da atividade turística de qualidade e não de quantidade como existe hoje.

Nenhum comentário: