sábado, 4 de outubro de 2008

NEASPOC divulga pesquisa eleitoral

O Núcleo de Estudos Aplicados e Sócio-Políticos Comparados (Neaspoc) divulgou ontem, dia 03 de outubro de 2008, a 3ª Pesquisa Pré-Eleitoral de Mariana, registrada no Cartório Eleitoral – Processo 418/2008, realizada no período de 27 a 29.09.2008, numa pesquisa quantitativa com 380 eleitores, com margem de erro de 5% para mais ou para menos, sob a coordenação de Adriano da Gama Cerqueira.
A pesquisa foi realizada em Mariana e nos distritos de Bandeirantes, Cachoeira do Brumado, Camargos, Cláudio Manoel, Furquim, Monsenhor Horta, Padre Viegas, Passagem de Mariana e Santa Rita Durão.

Intenção espontânea de votos
Roque Camêllo – 36%
Terezinha Ramos – 26%
Dú – 12%
Chico Veterinário – 1%
NR/Ninguém/Voto Nulo 2%
NR/Indeciso/Voto Branco – 23%
Quem obteve um percentual abaixo de 0,05% não foi indicado na tabela.

Intenção estimulada de votos
Roque Camêllo – 33%
Terezinha Ramos – 27%
Dú – 12%
Neuza Zuzu – 1%
NR/Ninguém/Voto Nulo – 7%
NS/Indeciso/Voto Branco – 19%
Quem obteve um percentual abaixo de 0,5% não foi indicado na tabela.

Único em quem votaria
Roque Camêllo – 30%
Terezinha Ramos – 19%
Dú – 10%
Chico Veterinário – 1%
Neuza Zuzu – 1%
Chico da Farmácia – 0,0%

Não votaria de jeito nenhum/Grau de Rejeição e de Aceitação
Roque Camêllo – 31%
Terezinha Ramos – 41%
Dú – 38%
Chico Veterinário – 61%
Neuza Zuzu – 64%
Chico da Farmácia – 68%

Tendência do eleitorado
Segundo a pesquisa, 69% do eleitorado gostariam de votar em uma candidatura que represente a continuidade da atual administração, enquanto 27% gostariam de votar em uma candidatura que represente a oposição. Esse quadro favorece uma candidatura apoiada pelo prefeito Celso Cota por representar sua continuidade. Saúde, infra-estrutura e violências são os principais problemas apontados pelos eleitores.

Meu comentário: Esta pesquisa também foi realizada no período anterior à decisão do Tribunal Regional Eleitoral de confirmar a candidatura de Roque Camêllo. As pesquisas do Instituto Nexus e do Neaspoc indicam alto número de indecisos, as duas apontam Roque Camêllo na frente seguido de Terezinha Ramos e Dú, mas os índices percentuais de intenção de votos são bem diferentes.
A Coligação Honestidade em Primeiro Lugar distribuiu 50 mil boletins na cidade e nos distritos anunciando os percentuais de votos de três candidatos.
Como a “pesquisa” era clandestina e não registrada, a Coligação, precavida, para não sofrer punição da Justiça Eleitoral, apelidou a “Pesquisa” de “Enquete Popular” e explicou que a sondagem realizada não configura pesquisa na acepção científica da palavra.
Para quem confia na honestidade em primeiro lugar, os números da enquete popular foram os seguintes: Terezinha Ramos 39%; Roque Camêllo 36% e Dú 15%.
Somente amanhã, após a apuração dos votos, é que saberemos qual das três pesquisas foi a mais correta e precisa.
Vamos aguardar!

Nenhum comentário: