segunda-feira, 6 de julho de 2009

Centenário da E.E. Dom Benevides

A Escola Estadual Dom Benevides, que completa 100 anos, fará uma homenagem ao prefeito Roque Camêllo, ex-aluno da Escola. A solenidade será na segunda-feira, dia 06 de julho, a partir das 18h30.
Além de Roque Camêllo serão homenageados: o arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, a professora Hebe Maria Rolla Santos, Iracema Ana Darc Mapa, coordenadora da 25ª SRE de Ouro Preto, Pe. Paulo Barbosa, a vereadora Clovymara Batalha, a ex-professora Vitória Dias Batista, as ex-funcionárias Maria da Conceição Martins de Souza e Maria de Almeida Costa e o aluno Kleiderman Calazans, autor do slogan “100 anos de Educação”, alusivo ao centenário da escola Dom Benevides.
As festividades do centenário da Escola Estadual “Dom Benevides”, na segunda-feira, dia 06, começam às 8 horas com a celebração de missa em Ação de Graças. Em seguida, às 9 horas, haverá queima de fogos. Às 9h30, descerramento de placa alusiva aos 100 anos da escola, com apresentação da Sociedade Musical União 15 de Novembro, seguido da apresentação da “Galeria dos Diretores”.
Para o inicio da noite, além da entrega das homenagens, está previsto o lançamento do selo alusivo ao centenário, com a homenagem aos ex-alunos. Às 20h haverá apresentação de um vídeo especial com o corpo docente e discente.
Fonte: Simone Araújo - pedagoga da Escola Estadual Dom Benevides.
Meu comentário: No meu entendimento, salvo melhor juízo, há controvérsia com relação à data correta do centenário da EE. Dom Benevides. Conheço várias pessoas maiores de 90 anos, ainda vivas, como os meus tios maternos Afrânio Teixeira que tem 96 anos e Pedro Teixeira que tem 90 anos que estudaram na antiga EE. Gomes Freire, única escola primária existente naquele tempo em Mariana e cujo prédio ficava ao lado da Câmara Municipal de Mariana, já demolido. Na época, quem mandava na política marianense era a família de Gomes Freire. Não acredito que eles trocariam o nome da escola para Dom Benevides. Seria uma desconsideração com a família Gomes Freire que tinha muito poder político com o então governador do Estado. Vale a pena pesquisar essa historia.

Nenhum comentário: