quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dia de Minas Gerais

Neste ano de 2009, Mariana estará comemorando o trigésimo aniversário da Lei nº 7.561, em 19.08.79, sancionada pelo então Governador de Minas Gerais, Francelino Pereira do Santos. No entanto, as comemorações solenes e cívicas do Dia de Minas Gerais só começaram a partir de 16 de Julho de 1980, portanto, há 29 anos.

ENTREGA DE MEDALHAS MARCA OS 30 ANOS DO "DIA DE MINAS" EM MARIANA
O governador Aécio Neves participa, nesta quinta-feira (16), às 15h, da cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais. Neste dia, a capital de Minas Gerais é transferida para Mariana, primeira cidade e primeira capital mineira. Durante o evento, que acontece na Praça Minas Gerais, será realizada a entrega da Medalha do Dia de Minas Gerais.
Medalha do Dia de Minas Gerais
Neste ano, a comenda será entregue a 49 personalidades e instituições. O orador oficial será cientista político, filósofo, advogado, educador, membro da Academia Brasileira de Letras e também reitor da Universidade Candido Mendes, Professor Candido Mendes de Almeida, irmão de Dom Luciano Mendes de Almeida,
Programação
16 de Julho de 2009 – Quinta-Feira – Praça Minas Gerais
8,30 – Missa solene no Santuário de Nossa Senhora do Carmo celebrada pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.
15 horas – Cerimônia oficial comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais presidida pelo Governador Aécio Neves.
Cerimonial:
Honras Militares
Hino Nacional Brasileiro
Hasteamento de Bandeiras
Assinatura do ato de transferência simbólica da capital do Estado para Mariana
Hino de Mariana
Entrega da Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais
Pronunciamentos
Encerramento da cerimônia com desfile da Guarda de Honra
Comentários:
1 - Circularam nos bastidores políticos rumores de que o governador Aécio Neves, cruzeirense, teria mudado o tradicional horário matinal das comemorações cívicas do Dia de Minas Gerais para a parte da tarde do dia 16 de julho, por causa da eventual possibilidade de o Cruzeiro, na véspera, ganhar a Copa Libertadores das Américas, o que, infelizmente, não aconteceu. Se ganhasse, as comemorações iriam se prolongar pela madrugada afora. Não ficaria bem o governador chegar a Mariana com ressaca cívico-esportiva...
2 - Quando o então prefeito de Mariana, Jadir Macedo, sancionou a Lei Municipal 561/80, de 10.06.1980, instituindo a Medalha do Dia de Minas Gerais, ficou estabelecido que a comenda fosse conferida a apenas 16 agraciados, em alusão à data de 16 de julho. A partir da promulgação da Constituição mineira em 21.09. 89, o Dia de Minas Gerais tornou-se uma data constitucional. Em decorrência disso, o governo mineiro, em parceria com o município, passou a comandar o processo de escolha dos agraciados. Este ano, foram agraciadas 49 pessoas. A tendência é aumentar cada vez mais o número de pessoas agraciadas, como acontece em Ouro Preto, quando a medalha da Inconfidência é distribuída, a granel, a mais de 300 pessoas. Isso desmoraliza o valor da medalha e do agraciado.
Os prefeitos e governadores não conseguem suportar a pressão, a ambição e vaidade de políticos, magistrados, militares, intelectuais e acadêmicos, que são loucos por medalhas, diplomas, comendas, colares, destaques, títulos honoríficos. São pessoas vaidosas, megalomaníacas, que querem enriquecer o seu currículo, tornarem-se famosas e imortais. A indústria da vaidade é o que mais cresce nesse país de idiotas. Atualmente, é quase impossível você encontrar uma pessoa na sociedade marianense que não tenha ainda recebido uma condecoração.
Haja dinheiro público suficiente para a massagear a egolatria dessa gente!

Nenhum comentário: