terça-feira, 7 de julho de 2009

Hino Oficial do Estado de Minas Gerais

Consultando meus arquivos, deparei-me com a Resolução nº 35/85, de 19.03.85, da Secretaria de Cultura de Minas Gerais que modifica disposições da Resolução nº 29, de 13.02.85, que baixa o regulamento do Concurso Público para escolha do Hino Oficial do Estado de Minas Gerais.
Esta Resolução estabelece no seu artigo 11 que a data prevista para a primeira apresentação pública do Hino vencedor será o dia 16.07.1985. O artigo 12 estabelece que ao autor do hino vencedor será conferido um prêmio de cinco milhões de cruzeiros, a ser entregue publicamente no dia 16 de julho de 1985.
Quinhentos cantores, acompanhados por cinco bandas, cantarão o hino em Mariana, num local ainda não definido naquela cidade. No mesmo dia, haverá a entrega do prêmio ao vencedor. Os membros da comissão julgadora que escolherá o hino oficial de Minas serão o maestro Ademar Campos Filho (pesquisador de música erudita e regente da banda da cidade de Prados), a pianista Berenice Menegale, o professor José Geraldo D’Ângelo (secretário adjunto da Cultura), o maestro da Fundação Clóvis Salgado e regente do Madrigal Renascentista, Afrânio Lacerda e a diretora da Escola de Música da UFMG, Vera Lúcia Nardele.
Os jurados têm o prazo até o próximo dia 30 para indicar o hino vencedor, entre os 80 inscritos.
Conclusão da história: passados 24 anos, a música não saiu do papel, ninguém ouviu o hino e nem sequer soube quem foi o compositor que ganhou o prêmio. Mistério!

Um comentário:

Unknown disse...

muito obrigado pela informaçao foi muito valida pra mim felicidades grande abraço...
cordialmente Deivid w f januario
mineiro de Manhumirim