sexta-feira, 10 de julho de 2009

A maldição de Padre Simim

No final do século passado, após uma eleição municipal, foi lançado em Mariana um boletim político anônimo contando o episódio da prisão do Padre Simim. Abaixo, na íntegra, o texto do documento apócrifo.


Política de Mariana - A Maldição de Padre Simim.

"Na década de 1930, um fato político tristemente histórico deixou uma página negra na cidade dos bispos, Mariana. O Partido político contrário ao Sr. João Ramos Filho, eleito recentemente com um maiúsculo massacre de votos, naquela época, mandou prender em Acaiaca, então distrito de Mariana, o virtuoso sacerdote Padre Francisco Dias Simim, caluniado por um crime que ele não praticou, conforme ficou provado na Justiça. Todos os seus perseguidores tiveram fins dramáticos, onde ainda existem pessoas marcadas. Durante os dias que o Padre Simim esteve na cela, ele previu o futuro, não só do Partido Político, como também dos seus algozes que continuam colhendo os frutos da árvore má. O decano Celso Arinos Motta, que conhece toda triste tragédia do Padre Simim, a pedido do arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, conseguiu libertar o virtuoso Sacerdote das garras dos seus perniciosos adversários políticos. Com isto, o sentimento da calúnia que ficou o resto da vida com o Padre Simim vem acompanhando até nossos dias as desgraças e as amarguras das derrotas sucessivas. (Dados do Arquivo)".


Meu comentário: no meu entendimento, o engraçado dessa história fantasiosa é o fato de que, a exemplo da Esquerda, a Direita também elegeu o Padre José Dias Avelar como um sacerdote que foi muito perseguido pela Esquerda. Os fanáticos correligionários da Direita acreditam piamente que as maldições de Padre Avelar também se concretizaram contra a Esquerda. Seria, por exemplo, o assassinato de João Ramos em 15.05.2008 uma maldição do padre Avelar?

Acredite nisso quem quiser!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, tudo bem?
Gostaria de entrar em contato com o Sr. Frederico Ozanan, por favor!
Obrigada!