sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Palestra do Prof. Luiz Tyller

O signo partido*
A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, no próximo dia 23 de setembro, às 19h30h na sede da Academia, Rua Frei Durão nº 84, Centro Histórico de Mariana recebe um de seus acadêmicos, o professor Luiz Tyller Pirola para proferir a palestra “O signo partido”. Trata-se de um tema sobre as bases filosóficas, do ponto de vistas dos poetas, que embasaram o movimento decadentista/simbolista, seus traços de união e quais as razões de os decadentes/simbolistas terem uma obra e uma vida marcadas pela tragédia. O evento se realizará em parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimarães e integra a série de preparativos do cinquentenário da Academia Marianense de Letras, fundada, em 1962, por Waldemar de Moura Santos, Alphonsus de Guimaraens Filho, Pedro Aleixo, Salomão de Vasconcelos, Dom Oscar de Oliveira, Mesquita de Carvalho, Wilson Chaves, Marly Moyses, Cristóvão Breyner e outros intelectuais mineiros.
O palestrante, Professor Luiz Tyller, é Mestre em Comunicação e Semiótica, Doutor em Letras e Pós-Doutor em Estudos Literários pela UNESP/SP. É professor aposentado de Literatura Brasileira, do ICHS/UFOP, ex-Diretor do ICHS/UFOP e do IFAC/UFOP. Atualmente se dedica a traduzir tragédias de Shakespeare. É vice-presidente da Associação de Amigos do Museu Casa Alphonsus de Guimarães.
Para o presidente da Academia Marianense de Letras, prof. Roque Camêllo, “ouvir o doutor Tyller falar de um tema tão profundo que passa pelo Decadentismo/ Simbolismo poético é uma oportunidade enriquecedora não só para petas e amantes da poesia, mas também para todos que desejam crescer culturalmente. O tema encontra o lugar próprio que é Mariana onde o simbolismo se personificou em Alphonsus de Guimaraens enquanto continuou sua vocação sendo berço de tantos poetas do passado e do presente além de escritores e historiadores consagrados.” *Fonte: matéria remetida pela jornalista Merania de Oliveira.

Biografia**
Professor Luiz Tyller Pirola, natural de Araraquara, São Paulo é licenciado em Letras, Português e Inglês com Mestrado em Comunicação e Semiótica, transferiu sua vida para a cidade de Mariana, palco do barroco mineiro.
Aqui deu continuidade a sua vida profissional e acadêmica no ICHS, Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto.
No ICHS lecionou Literatura Brasileira e Estética. Dando continuidade a sua formação acadêmica fez o Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo.
Foi diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais e do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, ambos pertencentes a UFOP. Fez Pós- Doutorado em Estudos Literários na UNESP, Campus de Araraquara, São Paulo.
Hoje, aposentado, dedica-se à Literatura e às Artes, escrevendo poesias, ensaios, e um projeto em curso de tradução das tragédias de Shakespeare.
Aqui nestas terras, onde sólidas raízes fixou, tomou posse na Academia Marianense de Letras, no dia 30 de novembro de 2007.
**Fonte: www.luiztyller.pro.br

Nenhum comentário: