quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Posse na Academia Infanto-Juvenil

ACADEMIA INFANTO-JUVENIL DE LETRAS DÁ POSSE A NOVOS MEMBROS*
A Academia Infanto-Juvenil de Letras foi fundada em 14 de agosto de 2004. É um departamento da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras. Foi idealizada pela professora Hebe Maria Rola Santos, tendo o apoio e incentivo do presidente da Academia Marianense prof. Roque Camêllo.
No último dia 17, na sede da Instituição, as jovens Débora Ferreira e Maria Terezinha da Trindade tomaram posse. Durante a solenidade muito concorrida, vários acadêmicos declamaram e houve apresentação de pequenas peças teatrais encantando o público presente. As acadêmicas Débora Ferreira, Natália Xavier e Victória Batista apresentaram um esquete contando o que é a Academia Marianense de Letras. O texto foi redigido pela vice-presidente Jailda de Freitas com a intenção de ser apresentado nas Escolas para incentivar outras crianças a participarem da Academia. Esta tem como objetivo desenvolver nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura e pela escrita, fazendo-os conhecer a literatura.
Para a professora Hebe “a nossa preocupação é com as crianças, adolescentes e jovens que estão se afastando da leitura e têm dificuldades na expressão oral e escrita e desconhecem boa parte da norma culta da língua portuguesa. Queremos despertar neles o gosto pela leitura como fonte de lazer”, afirmou a idealizadora do projeto. Os acadêmicos reúnem-se duas vezes por semana para desenvolver a competência linguística.
Segundo o prof. Roque, “Mariana sempre teve grande importância na História, nas Artes e na Economia para o Brasil. São numerosos seus filhos intelectuais do passado e do presente. Seguindo esta vocação, a Academia Infanto-Juvenil de Letras, nascida da inspiração da professora Hebe Rola, é um forte instrumento para preparar nossos jovens na trajetória de um futuro promissor”, afirmou o presidente da Academia.
No último dia 06 de setembro, a Academia Infanto-Juvenil homenageou o jornalista e escritor Fernando Morais quando esteve em sua terra natal para lançar seu livro “Os últimos soldados da guerra fria”. Os jovens acadêmicos estudaram a vida do autor e escreveram sobre ele, salientando a sua infância em Mariana. Fernando é membro da Academia Marianense de Letras ocupando a cadeira nº 13, sucedendo ao ex-presidente Tancredo Neves. O escritor se emocionou com a homenagem recebida dos seus jovens conterrâneos e solicitou a eles os textos apresentados.

*Fonte: texto e foto enviados pela jornalista Merania Oliveira.

Nenhum comentário: