sábado, 7 de abril de 2012

Chantagem política indecente

Segundo informações de bastidores políticos, alguns vereadores de oposição ao atual prefeito demonstraram algum interesse em ser vice na chapa de Celso Cota. Um deles, do PMDB, inclusive, em entrevista concedida a um jornal em Mariana, externou esse seu desejo. Atualmente, o cargo de vice-prefeito é o mais cobiçado pelos políticos marianenses. Além de receber um ótimo salário, o sujeito não faz absolutamente nada: é um verdadeiro come-quieto.
Apesar do aumento no número de vagas de dez para quinze vereadores, a disputa para o cargo será muito concorrida e difícil. Dependerá muito da força da coligação, de prestigio pessoal e muito dinheiro. Será uma parada indigesta. Nenhum vereador aqui em Mariana conseguiu se eleger somente com seus próprios votos. Para se eleger sempre precisou dos votos de legenda dos partidos coligados.
Como o Celso Cota já teria escolhido o Duarte Júnior para o cargo de vice na sua chapa, essa opção gerou certo ciúme nos vereadores da oposição, principalmente naqueles filiados ao PSDB e PMDB. Em represália, resolveram dar um cheque em branco de 28 milhões de reais ao atual prefeito. É claro que esse súbito apoio político dos vereadores ao prefeito não veio de graça. Ali ninguém é santo ou inocente. Em retribuição ao apoio, o prefeito certamente dará prioridade aos interesses eleitorais dos vereadores.
O prefeito, por sua vez, já revelou também em entrevista a uma emissora de rádio local que quer disputar a reeleição. Será que os espertalhões vereadores se arriscariam a largar uma coligação forte de mais de dez partidos para apoiar um candidato azarão, sem nenhum carisma e prestigio eleitoral? Uma boa pergunta.
Mas, na verdade, os vereadores estão mais preocupados é com sua própria reeleição. Pois, mesmo na hipótese de a candidatura do ex-prefeito ser impugnada, é muito importante frisar que eleição proporcional de vereadores nada tem a ver com a eleição majoritária de prefeito.
Essa chantagem política indecente colocando milhões de reais do município nas mãos do prefeito sem ninguém saber onde será aplicado foi uma atitude estúpida, infeliz e imperdoável!

Nenhum comentário: