sexta-feira, 10 de outubro de 2014

1ª Exposição de Arte Infantojuvenil de Mariana

A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras promove a 1ª EXPOSIÇÃO DE ARTE INFANTOJUVENIL DE MARIANA sob a coordenação do artista plástico Geraldino Silva. (Vernissage: hoje, dia 10 de outubro, às 19h, na sede da Instituição, rua Frei Durão nº 84, Centro Histórico).
O evento acontece abrindo as comemorações dos 252 anos de nascimento do maior pintor barroco mineiro, Manoel da Costa Ataíde. Além da Exposição, membros da Academia Infantojuvenil de Letras, um departamento da cinquentenária Academia Marianense, declamarão poemas exaltando este marianense, uma das maiores expressões da pintura sacra brasileira.
A exposição mostrará o trabalho de óleo sobre tela de 9 alunos do prof. Geraldino Silva. O grupo reúne crianças e jovens de 8 a 17 anos: Miguel Drumond (9), Maria Eduarda Zambolin (9), o caçulinha Guilherme Zano (8), Herick Natalicio (9), Yuri Rodrigues (17), Felipe Jacques (14), Tânia Elen (13), Lívia Andrade (11) e Aline Santana (11). Mesmo não sendo alunos de Geraldino Silva foram convidados Gil Drummond (13) e César Guimarães Filho (14). A obra de Gil apresenta um conjunto de trabalhos digitais a mão livre. César Guimarães Filho (14) produz entalhe em madeira.
Relembrando um pouco a rica história cultural marianense, a reconhecida artista plástica Erna Y Antunes, nascida na Iugoslávia, formada em Belas Artes em Viena, na Áustria, radicou-se no Brasil desde 1949. Em 1965, organizou e realizou o 1º Festival de Artes de Ouro Preto e Mariana e, em 1966, fundou sua escola de pintura em Mariana pela qual muitos dos nossos veteranos e hoje celebrados artistas passaram.
Para o presidente da Academia, Roque Camêllo, “com esta exposição Mariana confirma sua vocação de cidade dos artistas. São jovens talentos que mostram seus trabalhos, alguns ainda crianças. Para eles as portas do futuro estão se abrindo e o sucesso os consagrará como no passado e no presente para aqueles que, em Mariana, fincaram suas raízes. Hoje, temos nomes conhecidos nacionalmente como Hélio Petrus, Elias Layon, Olga Tukoff, Camaleão, Paiva, César Guimarães, Edney de Castro, Álvaro Silva, Maria do Carmo Gamarano, Artur Pereira, Adão de Lourdes, Graciano Borges e tantos outros. Uma nova geração vai surgindo com nossos aplausos e admiração”.
Segundo Geraldinho Silva, que, aos 14 anos, iniciou o curso de pintura com o artista plástico Aluízio Morais na escolinha da Casa de Cultura, seu desejo é que “meus alunos busquem na arte uma forma de interagir com a Cultura e que esta seja um caminho para que fiquem longe das drogas e se realizem como cidadãos úteis e exemplares para a comunidade”.
A Exposição ficará aberta, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos, de 9h às 13h30, durante o período de 11 a 31 de outubro.

Nenhum comentário: