sexta-feira, 16 de maio de 2008

Moura Santos - 102 Anos de Nascimento

Hoje, às 20 horas, na Casa de Cultura de Mariana-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, (ECT), lançará o selo postal comemorativo do centenário de nascimento, ocorrido em 16.05.2006, de Waldemar de Moura Santos que, durante muitos anos, exerceu o cargo de Postalista no antigo Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).
Waldemar de Moura Santos, professor, jornalista, escritor e historiador, nasceu em 16.05.1906, em Guaranésia (MG). Ingressou na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) por proposta do então presidente Herbert Moses. Com o sobrenome de Moura Santos, escreveu em dezenas de jornais do país, entre eles, o "Estado de Minas", "O Globo", o "Correio da Manhã". Em Mariana, editou vários jornais, entre os mais recentes, o "Folha de Mariana" e o "Jornal de Mariana". Escreveu vários livros sendo destaques o "Lendas Marianenses", "In Memoriam", "Sessenta Tempos", "Discursos e Conferências". Recebeu o titulo de Cidadão Honorário de Mariana, em 28.10.78. Trabalhou na E.C.T, no cargo de Postalista e foi chefe da agência em Mariana. Membro da Associação Mineira de Imprensa e correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Membro da Associação Mineira de Folclore. Fundou a Academia Marianense de Letras em 1962 e criou a primeira Casa de Cultura de Minas Gerais. Faleceu em 30.12.1986, aos 80 anos de idade.
Museu Postal- Personalidades Ilustres
Em abril de 1988, a Familia Moura Santos recebeu uma correspondencia oficial da E.C.T., DR-Minas Gerais, contendo a seguinte informação e solicitação.
"Personalidades Ilutres. A ECT, através da Assessoria Filatélica da Administração Central, pretende criar no Museu Postal, um cadastro de antigos servidores dos Correios e Telégrafos que se destacaram em alguma área importante da vida nacional. Exemplos: presidente Juscelino Kubitscheck e o acadêmico Waldemar de Moura Santos.
Este cadastro que será composto de dados biográficos e realizações dessas personalidades, terá, entre outros, o objetivo de resgatar a memória de nossos servidores ilustres, além de se prestar a futuras pesquisas sobre o assunto.
Assim sendo, solicitamos a todos que tenham conhecimento de personalidades ilustres que pertenceram ou pertencem aos quadros dos Correios e Telégrafos, que enviem dados, cópias de documentos, em nome de pessoas, familiares ou entidades que possam fornecer informações mais detalhadas sobre os mesmos".

Nenhum comentário: