segunda-feira, 19 de maio de 2008

Selo Postal Comemorativo

Realizou-se, no dia 16 de maio do corrente ano, uma comovente solenidade promovida pela Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Na ocasião, sob a presidência do Prof. Roque Camêllo, foi lançado oficialmente o selo postal personalizado, comemorativo do centenário de nascimento do Prof. Waldemar de Moura, ocorrido em 16.05.2006.
Após a execução do Hino Nacional e de Mariana, a mestre de cerimônia, Lourdes Aparecida Lopes, anunciou a homenagem da Academia Infanto Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana. A instituição criada pela acadêmica Hebe Maria Rola Santos entregou oficialmente à Casa de Cultura o Brasão da Academia Marianense de Letras, bem como a Bandeira do sodalício, confeccionada pelo artista plástico Milton França e Silva.
Em seguida, o Gerente Regional dos Correios de Minas Gerais, Francisco Antonio de Carvalho, representando neste ato o Diretor Regional de Minas Gerais, Fernando Miranda, convida o Prof. Roque Camêllo para efetuar a primeira obliteração que oficializou o lançamento deste selo personalizado em homenagem ao Prof. Waldemar de Moura Santos. As demais obliterações foram para Ozanan Santos, representando a Família Moura Santos, para o Prefeito de Mariana, representando o Município, para a acadêmica Hebe Rola, para Marcilio Vieira Queiróz, secretário municipal de Cultura e Turismo.
Após as obliterações dos selos, discursou o Gerente Regional dos Correios, Francisco Antonio de Carvalho. Agradecendo em nome da Familia Moura Santos, discursou o filho do homenageado, Frederico Ozanan Teixeira Santos.
Encerrando a solenidade, discursou o Presidente da Casa de Cultura de Mariana. Prof. Roque José de Oliveira Camêllo.

Após a solenidade, todos os convidados presentes receberam da Familia Moura Santos uma cartela com o selo comemorativo que foram obliterados pelo gerente da agência de Mariana, Júlio César de Castro Magalhaes.


Discurso de Agradecimento
Ozanan Santos
“Moura Santos viveu 80 anos nesta terra de Mariana que ele tanto amou. E plantou nela belas e duradouras sementes e que hoje são árvores viçosas que dão bons frutos. Apesar de ter falecido há 22 anos, a comunidade marianense, espontaneamente, ainda demonstra muito carinho com a sua memória e isso nos enche de muito orgulho. Tanto isso é verdade que, por ocasião de seu centenário, ocorrido em 16.05.2006, durante todo o ano ele recebeu belas homenagens dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, de Bandas de Música, de Escolas Estaduais, dos ilustres membros do Movimento Aldravista, da Orquestra e Coro Mestre Vicente, da Academia Infanto Juvenil de Letras, da Casa de Cultura de Mariana e do Movimento Renovador de Mariana. Hoje, quando comemoramos o 102º aniversário de seu nascimento, eis que a grande Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde ele trabalhou por quase 40 anos, resolve lançar um selo comemorativo do seu centenário. O Moura Santos gostava tanto do outrora DCT (Departamento de Correios e Telégrafos), que fez uma pesquisa sobre a origem do primeiro correio no Estado de Minas de Gerais instalado na cidade de Mariana e fez um artigo publicado no jornal “Estado de Minas”.
Neste momento de mais uma comemoração solene em homenagem à sua memória, é dever da Familia Moura Santos externar também sua gratidão a todos aqueles frutos que surgiram das sementes plantadas por ele em 28 de outubro de 1962, quando foi fundada a Academia Marianense de Letras.


Devemos render nossas homenagens ao Prof. Roque Camêllo que, desde o começo desta instituição cultural, sempre esteve ao seu lado não só nas horas alegres e, mas, sobretudo, nas dificuldades. Junto com o Moura Santos, Roque Camêllo defendeu a instituição contra várias perseguições políticas gratuitas, como aquelas em que quiseram acabar com a Casa de Cultura de Mariana para aqui se instalar uma delegacia de polícia, depois o fórum e, finalmente, uma entidade fantasma que nunca existiu.

Devemos render nossas homenagens a Dona Ninita Assis que, durante muitos anos, à frente da Legião Brasileira de Assistência, sediada na Casa de Cultura, cuidou carinhosamente do prédio da Academia, ficando sempre a cargo dela a ornamentação deste salão de festas por ocasião das grandes solenidades realizadas pela instituição.

Devemos render nossas homenagens à Familia da Professora Hebe Maria Rola Santos: a seu filho Luciano José Rola Santos, quando vereador, apresentou o projeto de lei dando nome do Professor Waldemar de Moura Santos a uma das ruas no centro histórico de Mariana, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Mariana; a outro seu filho, Cristiano Cassimiro, devemos a beleza de sua arte e criatividade no design do selo postal que ficou muito bonito; à Professora Hebe Rola devemos a criação da primeira Academia Infanto Juvenil de Letras, Ciências e Artes de Mariana, garantindo novos talentos culturais para o futuro de nossa já tradicional Academia Marianense de Letras. Graças ao trabalho dessa Academia de jovens, a Cassa de Cultura de Mariana já tem formatado o Brasão oficial da instituição que fora apenas esboçada no papel pendente de definição de cores e não concluída pelo Moura Santos. Agora, para surpresa agradável nossa, estamos recebendo a inédita bandeira oficial da Casa de Cultura de Mariana.
Devemos render nossas homenagens a este público maravilhoso, que costumo chamar carinhosamente de Amigos e Amigas da Cultura. Desde o começo desta instituição cultural em 1962 até hoje, eles e elas estão sempre prestigiando com sua presença os eventos desta Casa.
Sem os senhores e senhoras a Casa não poderia existir e sobreviver 46 anos de existência.
Devemos render nossas homenagens ao Madrigal Mariana fundado pelos meus irmãos Aparecida, Rafael, Francisco e Antonio. São 37 anos de existência, abrilhantando as festividades litúrgicas da Semana Santa. Nossas homenagens também ao mais novo conjunto da Casa “Uns & Outros” e, em especial, ao Rafael que mantém uma Escola de Violão Moura Santos, ensinando graciosamente dezenas de alunos. Nossas homenagens também ao Movimento Renovador de Mariana, sob a presidência de Efigênia Maria da Silva, promotor e organizador da movimentada agenda cultural e artística da Casa de Cultura de Mariana.
Devemos render nossas homenagens aos ilustres acadêmicos e autoridades aqui presentes. A eles o penhorado agradecimento da Familia Moura Santos.
Devemos render nossas sinceras homenagens, finalmente, à benemérita instituição federal que é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Foi trabalhando nela que o Moura Santos conseguiu criar, sustentar e formar uma família constituída por sete filhos, todos formados e independentes.
Em 1988, quase dois anos após a sua morte, a Familia Moura Santos recebeu uma correspondência oficial da ECT, datada de 05.04.88, com a seguinte informação.
“A ECT, através da Assessoria Filatélica da Administração Central, pretende criar no Museu Postal, um cadastro de antigos servidores dos Correios e Telégrafos que se destacaram em alguma área importante da vida nacional. Exemplos: Presidente Juscelino Kubitscheck e o acadêmico Waldemar de Moura Santos.
Este cadastro, que será composto de dados biográficos e realizações dessas personalidades terá, entre outros, o objetivo de resgatar a memória de nossos servidores ilustres, além de se prestar a futuras pesquisas sobre o assunto.
Assim sendo, solicitamos a todos que tenham conhecimento de personalidades ilustres que pertenceram ou pertencem aos quadros dos Correios e Telégrafos, que enviem dados, cópias de documentos, nome de pessoas, familiares ou entidades que possam fornecer informações mais detalhadas sobre os mesmos”.
Concluindo, senhoras e senhores, quero externar em meu nome e no de minha família, o nosso profundo e sincero agradecimento ao nosso querido amigo gerente da agencia de Mariana Júlio César de Castro Magalhães, aos ilustres representantes da ECT, senhores Francisco Antonio de Carvalho e Magno Morais, que foram tão amáveis gentis em promover esta comemoração tão generosa à minha família e ao saudoso e inesquecível Waldemar de Moura Santos. O nosso comovido muito obrigado!”

Um comentário:

Deia Leal disse...

Meus efusivos e cordiais cumprimentos, doutor Ozanan Santos. Cumprimento-o pelo conteúdo e visual de seu blog cultural. Gostaria também de deixar os cumprimentos pela solenidade promovida pela Casa de Cultura de Mariana e Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes em parceria com a Empresa de Telégrafos. O lançamento do selo postal personalizado, comemorativo do centenário do Imortal Waldemar de Moura Santos é motivo de orgulho para Minas e para cidade de Mariana. A contribuição cultural e educacional que o saudoso professor deixou está selada e marcada para a eternidade.

Receba os cumprimentos da Governadoria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais.

Atenciosamente,

Andreia Donadon Leal - Déia Leal
Governadora do InBrasCI-MG
Membro da Academia de Letras do Rio de Janeiro - CM
www.jornalaldrava.com.br