segunda-feira, 5 de maio de 2008

Renovação Política

Durante trinta anos, o eleitorado marianense elegeu os mesmos três candidatos: dois ficaram 16 anos no poder e o terceiro permaneceu nele durante 14 anos. Essa preferência eleitoral concentrada em apenas três candidatos é a prova inconteste de que o quadro político de Mariana, além de pequeno, é muito pobre de novas lideranças com cacife para mudar o panorama. E o pior: dentro dessas três décadas de poder, em 22 anos eles foram reconduzidos quando ainda não existia o instituto da reeleição.
Em Mariana, há muitas pessoas honestas e competentes que poderiam participar de atividade política, mas temem entrar nela por dois motivos relevantes: primeiro, por não ter cacife nem apoio eleitoral suficiente para se eleger; segundo, o pavor que essas pessoas honestas têm em lidar com procedimentos políticos nada republicanos, como o contumaz relacionamento incestuoso entre o poder público e as empreiteiras inidôneas que superfaturam obras. A convivência com a corrupção que grassa como uma epidemia em qualquer administração publica deste país afugenta os bons e atrai os maus políticos, impedindo, assim, a renovação dos quadros políticos e a saudável alternância democrática de poder.
Este ano, a maioria dos pré-candidatos já divulgados pela imprensa nunca foi eleita para o cargo de prefeito. Será uma ótima oportunidade para que o eleitorado marianense escolha um candidato honrado, honesto, ético, que nunca foi condenado pela Justiça, que nunca ocupou o cargo, colaborando assim para a saudável renovação dos nossos quadros políticos, hoje, com raras e honrosas exceções, ocupados e liderados por políticos profissionais e corruptos, alguns deles já condenados pela Justiça e que deveriam já estar aposentados, há muito tempo, na cadeia ou no Parque dos Dinossauros!

Nenhum comentário: