terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O CEP dos Correios

Há 30 anos resido num imóvel de minha propriedade situado na Rua Dom Viçoso, onde recebo todas as minhas correspondências pessoais e comerciais. A partir do ano passado, uma revista de circulação nacional, que eu assino há 25 anos, resolveu por conta própria mudar meu endereço para a Rua Viçosa, no bairro Cabanas, onde nunca morei. Apesar do endereço incorreto, o correio e a empresa terceirizada entregavam as revistas no endereço correto. Tive sorte, pois, parece-me, os funcionários dos Correios e da empresa me conheciam e sabiam onde eu resido.
Inconformado com a remessa da revista para o endereço incorreto, telefonei para a editora e fiz a reclamação. Quando dei o CEP-35.420-000 de Mariana, a funcionária disse que era impossível enviar a revista para mim neste endereço, pois o nome “Rua Dom Viçoso” não existia em Mariana (MG). Ao consultar o CEP dos Correios na Internet, verifiquei que há várias ruas com o nome de Dom Viçoso em todo o Brasil, menos em Mariana onde ele foi bispo, viveu e morreu aqui. Para que a revista no futuro não fosse parar na Rua Viçosa, no bairro Cabanas, tive que “mudar” de residência. Tive que usar o endereço da Rua Direita onde residem meus familiares.
Conto essa história particular para chamar a atenção de nossos políticos. Como se sabe, uma das prerrogativas exclusivas da Câmara Municipal de Mariana é dar nome a logradouros públicos como ruas, avenidas, praças e bairros. Após a aprovação legislativa, os nomes são sancionados pelo prefeito municipal. Após a sanção, legislativo e executivo devem comunicar às repartições públicas competentes estaduais e federais, inclusive ao correio, a existência desses novos logradouros públicos. É um absurdo que não exista no CEP do correio o nome da Rua Dom Viçoso em Mariana.
Catálogo de telefones
Atualmente, o trabalho mais penoso e cansativo para os assinantes de telefonia é descobrir nomes de ruas, avenidas, praças, travessas nos catálogos de telefone de Mariana. Ao invés de os logradouros públicos serem nomeados pelos nomes, o que é de praxe no mundo todo, aqui os nomes são precedidos pela profissão, pelo cargo que as pessoas ocuparam quando eram vivas. Um absurdo!
Temos nomes de escultor, de prefeitos, de presidentes da República, de professores, de taxistas e vereadores. Quem não sabe o cargo ou a profissão de quem tem nomes de logradouros públicos vai ter que ler o catálogo todo para encontrar o nome que deseja. Seria muito mais fácil de encontrar pela lista alfabética de nomes e não de cargos ou profissões. No catálogo de Mariana na letra P, de prefeito, encontramos os nomes de quatro ex-prefeitos: Daniel Carlos Gomes, Euclydes de Souza Vieira, Jadir Macêdo e João Chaves Sampaio. O único ex-prefeito, cujo nome não é precedido do cargo que ocupou, é Manoel Leandro Corrêa. Na letra P, de presidente da República, encontramos os nomes de Afonso Pena, Arthur da Costa Silva, Castelo Branco, Getúlio Vargas, Tancredo Neves, Hermes da Fonseca, Pedro Aleixo, Prudente de Morais. O único ex-presidente, cujo nome não é precedido do cargo que ocupou, é Juscelino Kubitscheck. Na letra P, de professor (a), encontramos nomes de Eunice Queiróz, Selma Armache, Lauro Morais e Waldemar de Moura Santos. O nome de José Mesquita é precedido de sua profissão de escultor e Joãozinho Vieira, precedida de sua profissão de taxista.
Fica aí a nossa sugestão para a elaboração dos próximos catálogos telefônicos a fim de facilitar a tarefa dos assinantes em localizar em ordem alfabética os nomes de nossos logradouros públicos.

Nenhum comentário: