domingo, 21 de novembro de 2010

Mentira jornalística

Jornal que divulga mentiras comete uma falta de respeito ao leitor. Se insistir na mentira comete um insulto à inteligência dos leitores.
A matéria jornalística mentirosa divulgada foi a de que Câmara Municipal de Mariana iria fazer uma eleição indireta para a escolha definitiva do futuro prefeito de Mariana, com mandato até 31 de dezembro de 2012.
Na verdade, cumprindo a lei orgânica do município e o regimento interno da Câmara, haverá, no final deste ano, uma eleição direta entre os dez vereadores para a escolha do futuro presidente da Câmara para o biênio 2011/2012.
É claro que, automaticamente, como prescreve a lei, o presidente eleito da Câmara será o próximo prefeito interino de Mariana ainda por um tempo indeterminado, até que se resolvam os recursos impetrados na Justiça Eleitoral por Roque Camêllo e Terezinha Ramos. Como a Justiça Eleitoral é imprevisível e muito lenta, esses recursos podem ser julgados ainda este ano, ano que vem ou até mesmo depois de 2012.
Caso esses recursos eleitorais forem julgados definitivamente, em sentença transitada em julgado, determinando que Roque Camêllo e Terezinha Ramos não poderão mais voltar ao poder municipal, aí sim, haverá na Câmara Municipal a eleição indireta, quando os dez vereadores irão escolher um deles para exercer o cargo de prefeito com mandato até 31 de dezembro de 2012.
Portanto, quem for eleito presidente da Câmara Municipal de Mariana no final deste ano terá um mandato de dois anos e vigorará até 31.1.2012, e exercerá interinamente o cargo de prefeito por tempo indeterminado.
Porém, quando a escolha do prefeito, por decisão judicial, for em caráter definitivo, se houver essa hipótese, haverá então a tal eleição indireta quando todos os dez vereadores, sem exceção, poderão ser eleitos ao cargo de prefeito, independentemente de ser ou não presidente da Câmara.

Um comentário:

Walter Rodrigues Filho disse...

Leiam esse comentário também em meu blog no link: www.walterrodrigues.com.br

De tempos em tempos a gente se impressiona…