quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Roque Camêllo no Instituto Histórico de MG.

O intelectual ROQUE CAMÊLLO no INSITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE MINAS GERAIS*
No próximo sábado, dia 20, às 10h da manhã, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas (IHGMG), em sessão solene, dará posse ao intelectual Roque Camêllo, que ocupará a Cadeira nº 66, que tem como patrona a Princesa Isabel. Por coincidência, o evento acontecerá no Dia Nacional da Consciência Negra. A princesa Isabel é chamada de a Co-Redentora do Brasil por ter assinado a Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888, ato que, segundo historiadores, foi uma das causas da queda da Monarquia no Brasil.
Em nome do Instituto, saudará o novo associado o também presidente do Instituto dos Advogados José Anchieta da Silva, titular da Cadeira nº 57, cujo patrono é o Marquês do Paraná.
O IHGMG é uma sociedade civil de caráter científico e cultural, com a finalidade de estimular pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e a defesa do patrimônio histórico.
A cidade de Mariana é a que mais filhos patronos tem dentro no IHGMG: Frei José Santa Rita Durão, Felisberto Caldeira Brant, Alphonsus de Guimaraens, Cônego Raimundo Trindade, Dom Silvério Gomes Pimenta, Diogo de Vasconcelos, Cláudio Manuel da Costa, Marquês de Queluz, José Joaquim da Rocha, Barão de Camargos e Manoel da Costa Athayde.
Para o presidente da Instituição o advogado Jorge Lasmar, a entrada de Roque Camêllo para a instituição engrandecerá ainda mais o Instituto pelo seu trabalho em prol da cultura e da defesa do Patrimônio Cultural do nosso Estado.
*Fonte: jornalista Isabella Almeida

Nenhum comentário: