segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quanto vale sua vida?*

Se você está entre os 10 a 12 mil marianenses que vão morrer de câncer e de outras doenças pulmonares causadas pela operação da Mina Del Rey a resposta é NADA!
No entanto R$ 39.780.000.000,00, isso mesmo, trinta e nove bilhões setecentos e oitenta milhões de reais, é o que a Vale vai lucrar com a exploração daquela mina! Uma bagatela, por 20% da população da cidade que vai morrer por isso.
Para produzir as 170 milhões de toneladas de minério de ferro previsto para 10 anos, a Vale vai gerar uma montanha de 1.500.000 (hum milhão e quinhentas mil) toneladas de rejeito (lama e poeira) e vai lançar nos ares de Mariana nada mais nada menos de mil quilos de arsênico por dia de exploração.
O arsênico é uma substância que aparece junto com o minério de ferro e ouro, abundante na região do Gogô, onde se localiza a Mina Del Rey. É uma poeirinha leve, que pode ser tocada pelo vento e levada a quilômetros e que se deposita na superfície das folhas (hortas), nas frutas (pomares), na água, na pele das pessoas, e é facilmente respirada, indo parar nos pulmões e na corrente sanguínea.
O produto é altamente tóxico. Utilizado como matéria prima de formicida! Ingerido (através das folhas das verduras, da água e das frutas), pode causar câncer de estômago, esôfago e intestinos. O músico alemão AMADEUS MOZART foi envenenado com arsênico! Inalado, pelo ar que respiramos, pode causar câncer de pulmão e doenças na vias aéreas, principalmente em idosos e crianças. No contato com a pela pode causar dermatites, coceiras, queda de cabelo, manchas e câncer de pele.
A Vale não vai explorar a tal mina. Vai “arrendar” para uma empresa menor, para que quando chegarem as indenizações milionárias (as ações deste tipo demoram cerca de 10 anos para serem julgadas na justiça), a pequena mineradora vai quebrar e não vai pagar a ninguém! Ou seja, aquele que morreu, deu a vida pela Vale! O que ficou doente sobre a terra não vai ter de quem cobrar o prejuízo.
Que a prefeitura de Mariana aproveite os 25 milhões de reais que vai receber de royalties pela mineração Del Rey, para construir um centro de oncologia (hospital de câncer) na região, ou quem sabe ampliar o cemitério. É a Vale. Vale tudo!
*Fonte: DM Notícias: http://www.bmnoticias.com/

Nenhum comentário: