sábado, 5 de maio de 2012

Concertos na Sé-Catedral

Concertos em Mariana
Com patrocínio  da Petrobras, FUNDARQ continua a Série de Concertos em Mariana e outras cidades*
Tiveram início, no mês de março, em Mariana e em outras onze cidades mineiras, os CONCERTOS do Projeto Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coros e Capacitação de Cantores - Aquisição e execução de repertório e difusão do acervo do Museu da Música de Mariana, promovido pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese FUNDARQ, através do Museu da Música.
O Projeto conta com o patrocínio exclusivo da PETROBRAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e com o apoio das Prefeituras Municipais das 12 cidades participantes, Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Conselheiro Lafaiete, Carandaí, Barão de Cocais, Ponte Nova, Itabirito, Barbacena, Catas Altas, Piranga e Viçosa.
Hoje, 05 de maio, às 18h, na Catedral de Mariana se apresentará o Coral Sant’Ana de Ouro Preto com a organista Josinéia Godinho executando o Órgão Arp Schnitger.
Na primeira etapa, concluída em setembro de 2011, o projeto ofereceu curso de aperfeiçoamento para maestros e regentes de 13 (treze) Coros, com ênfase em análise da estética musical colonial, princípios de regência, técnica vocal específica, práticas pedagógicas, utilização dos materiais editados pelo Museu da Música para preparação dos coros, produção cultural, organização dos concertos, entre outras. Por ser a sede do projeto, Mariana pôde inscrever dois Coros.
Na segunda etapa, foram desenvolvidas atividades com os Coros, sob a direção de professores e dos respectivos regentes, nas cidades de origem, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2011. Neste período, houve a preparação dos Coros para a execução do repertório selecionado junto ao acervo do Museu da Música de Mariana, inscrito, desde dezembro de 2011, no Programa Memória do Mundo da UNESCO, o que corresponde ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade. 
Durante o primeiro semestre de 2012, estão sendo realizados 52 concertos assim distribuídos: 13 concertos de coro na Catedral de Mariana, com execução do Órgão Arp Schnitger, e 39 nas 12 cidades-sede dos Coros, com acompanhamento de conjuntos de câmara.
O Órgão Arp Schnitger é o mais importante instrumento musical brasileiro, construído em 1701 em Hamburgo, norte da Alemanha. Foi um presente do Rei de Portugal Dom João Vi quando, a seu pedido, o Papa Bento XV criou a diocese de Mariana. Faz parte dos poucos existentes no mundo, sendo o único Arp Schnitger em funcionamento fora da Europa.
Segundo o prof. Roque Camêllo, diretor executivo da FUNDARQ, “este projeto, além de sua importância para a formação e qualificação de regentes e maestros e de incentivar a criação de coros nas nossas diversas cidades, desenvolve significativa integração dos muitos municípios que compõe a Arquidiocese de Mariana. É um projeto para ser ampliado. Por isso, é necessário continuar com o apoio da PETROBRAS e das prefeituras municipais porque a Cultura é um bem de todos”.
“É missão de a Igreja zelar pela Cultura de nosso povo e incentivar as manifestações culturais especialmente aquelas cujo objetivo é o louvor a Deus e o fortalecimento da fé cristã”, afirmou Dom Geraldo Lyrio Rocha. “Assim, cumpre bem sua parte a Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana - FUNDARQ preparando e qualificando maestros e regentes responsáveis pelos Coros de cidades da nossa Arquidiocese”, concluiu o Arcebispo.
*Fonte: jornalista Merania Oliveira

Nenhum comentário: