TSE libera candidatura de políticos contas-sujas
O Tribunal Superior Eleitoral liberou os chamados contas-sujas para participar das eleições municipais de 2012. Com essa decisão, tomada na noite desta quinta (28), o TSE mandou ao lixo decisão que havia tomado em março.
Há três meses, o tribunal havia deliberado que só poderiam ser candidatos os políticos que tivessem as contas de campanhas anteriores aprovadas. Agora, deliberou-se que os candidatos precisam apenas demonstrar que entregaram as prestações de contas, independentemente da verificação da sua regularidade.
O próprio TSE estima que há no país algo como 20 mil políticos com as contas eleitorais ainda não aprovadas. Até ontem, estavam barrados. Súbito, ganharam passe livre para as urnas. Um absurdo!
Os contas-sujas prevaleceram no plenário do TSE por 4 votos a 3. Votaram pela liberação: Dias Toffoli, Gilson Dipp, Henrique Neves e Arnaldo Versiani. Posicionaram-se ao lado da moralidade contábil: Marco Aurélio Mello, Cármen Lucia e Nancy Andrighi.
Deve-se a meia-volta do TSE a um pedido de reconsideração subscrito por 14 partidos: PT, PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS.
Como se vê, a sujeira virou uma epidemia generalizada contaminando todos os partidos políticos. Se o TSE fosse fiel à moralidade das contas de campanha, certamente faltariam partidos e candidatos honestos para disputar as eleições municipais deste ano. Uma vergonha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário