terça-feira, 28 de agosto de 2012

Farra partidária

Dos 30 partidos registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no país, 26 deles participarão das eleições municipais de Mariana este ano. Somente quatro deles ficarão de fora: o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) que, por sinal, tem uma comissão provisória aqui; o Partido Comunista  Brasileiro (PCB); o Partido da Causa Operária (PCO); o Partido Ecológico Nacional (PEN).
A Coligação “A Retomada do Desenvolvimento de Mariana, também conhecida como “Mariana de Volta aos Trilhos” é constituída por 15 partidos. A Coligação “Juntos por Mariana” é constituída por 6 partidos.
Os demais partidos que irão participar das eleições não fizeram coligação: o DEM, o Partido Verde (PV), o Partido da Mobilização Nacional (PMN), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).
À exceção dos grandes partidos como o PSDB, PMDB, PTB, PDT, DEM, PT que têm expressiva representação política no cenário municipal, estadual e federal, a grande maioria dos partidos só participa das eleições como meros figurantes, sempre esperando o milagre de acontecer uma zebra eleitoral. Por causa disso, são denominados nanicos exatamente por não ter nenhuma representação política, pois seus dirigentes são muito ruins de votos.
Serem dirigentes de partidos grandes ou nanicos também é um bom negócio para os políticos no interior. Todos eles são contemplados com o bilionário fundo partidário. Além disso, caso venham obter uma votação expressiva, os diretórios estaduais e federais desses partidos costumam premiar os correligionários do interior com um bom emprego de assessores nas assembleias legislativas e que não precisam comparecer ao local de trabalho, nem sequer buscar o seu vencimento que é creditado em sua conta corrente Ficam “trabalhando” nas bases eleitorais de deputados estaduais e federais. São os manjados ASPONES, sigla pornográfica e impublicável...
A farra pela legalização de novos partidos continua. Há cinco novos partidos querendo fazer registro no TSE.  Infelizmente, uma odiosa farra partidária bancada com o dinheiro público. Uma vergonha!        

Nenhum comentário: