sábado, 25 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral libera pesquisa de votos

“Com 79,6%, Celso lidera com larga vantagem*
Sônia Azzi aparece em segundo, com 9,7%, na frente do atual prefeito Roberto Rodrigues, que tem 5,7%.  
Se as eleições fossem hoje, o ex-prefeito Celso Cota (PSDB) venceria a disputa em Mariana com 79,6% dos votos.
É o que aponta a primeira pesquisa realizada pela CP2 e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com os dados, o candidato tucano lidera a corrida eleitoral com 69 pontos de vantagem em relação ao seu rival mais próximo: a candidata verde, Sônia Azzi, que está em segundo lugar na pesquisa, com 9,7%.
Logo atrás aparece no terceiro lugar o atual prefeito e candidato à reeleição pelo PTB, Roberto Rodrigues, com 5,2% de intenção de votos. Chico da Farmácia (PMN) possui 3,2% e Neuza Zuzu, do PSOL, 1,5%. Os candidatos Rodrigo Miranda (DEM) e Valério Vieira (PSTU) ficaram abaixo de 1%.
Pesquisa
A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 12 de agosto. A margem de erro é de 4%. Mesmo considerando os indecisos, votos brancos e nulos, a pesquisa mostra que Celso continua na liderança, com 61,1%. Sônia se mantém em segundo lugar, com 7,4%. O atual prefeito seria votado por 4%. Chico da Farmácia ficou com 2,5% e Neuza Zuzu, 1,2%. Os outros candidatos com menos de 1%. Neste cenário, os indecisos são 15,5%.
Cenário
Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, o ex-prefeito tucano também é o mais citado, com 46,2%. Em segundo lugar está Sônia, com 4%, seguido de Roberto Rodrigues, com 2%, e Chico da Farmácia, com 1,2%. Os demais candidatos tiveram menos de 1%. Nesse cenário, de acordo com a pesquisa, o número de indecisos é de 35,6%. A pesquisa foi feita de 9 a 12 de agosto. Foram realizadas 606 entrevistas. A margem de erro é de 4%.
Registro na Justiça Eleitoral: MG-00210/2012. A pesquisa foi contratada e realizada pela CP2- Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda.
*Fonte: jornal A Semana, edição nº 438, de 23 a 29.08.2012.
Nota: a respeito da divulgação da primeira pesquisa de votos autorizada pela Justiça Eleitoral e publicada no jornal “A Semana”, Walter Rodrigues, irmão do atual prefeito Roberto Rodrigues, obviamente inconformado com o resultado, reagiu e redigiu o seguinte texto em seu blog na internet.
“Você acredita que a pesquisa eleitoral publicada por Celso Cota é verdadeira? Estamos aferindo como o povo está recebendo os resultados divulgados por Celso Cota em pesquisa eleitoral mandada fazer por ele. Você acredita que os números revelados traduzem a realidade da vontade popular em Mariana?
Dê sua opinião na coluna à direita em nossa nova enquete.
Quem acredita em pesquisa feita por Celso Cota terá uma surpresa em Mariana. Foi divulgada recentemente uma pesquisa de Celso Cota com mais de 70% de intenções de voto.
Não é verdade. A pesquisa foi mal feita e é tendenciosa.
No dia do resultado das urnas ninguém vai entender como Celso terá perdido tantos votos em tão pouco tempo…
Na verdade tal “fenômeno” não acontecerá… Já está acontecendo.  Roberto será eleito com o voto popular”, concluiu.

Nenhum comentário: