domingo, 23 de setembro de 2012

Carreata do Bambu

Pela primeira vez na história política de Mariana, pude presenciar a primeira carreata patrocinada por um candidato ao cargo de vereador, realizada no dia 22 de setembro de 2012. Nunca existiu isso em Mariana. Foi a primeira e única até hoje. Vai ficar na história. Será que a moda pega? Ainda há tempo de outro vereador mostrar a sua força. 
A carreata foi bem concorrida e suprapartidária. Apesar de o vereador Bambu ser do PDT, partido que faz parte da coligação “Juntos por Mariana” do candidato à reeleição Roberto Rodrigues, um fato político importante chamou a atenção dos observadores que presenciaram a carreata: a maioria absoluta dos participantes da carreata preferiu não externar apoio ao candidato majoritário do partido, optando pela neutralidade. Somente uma pequena minoria dos participantes da carreata portava bandeirolas que identificavam a opção pelo candidato de sua preferência ao cargo de prefeito: em proporção bem semelhante, havia bandeiras e bandeirolas favoráveis tanto a Celso Cota quanto a Roberto Rodrigues.
Isso significa, sem dúvida, que a maioria absoluta dos partidários da candidatura do vereador Bambu e que participaram da sua carreata não está alinhada automaticamente com o candidato a prefeito de seu partido, o PDT. Não deixa de ser uma estranha postura política não só enigmática quanto muito sintomática!    
Slogans eleitorais
Dos sete candidatos ao cargo de prefeito, dois irão disputar as eleições municipais coligados a vários partidos. Os outros cinco se lançaram como candidatos avulsos sem coligação. Celso Cota está disputando as eleições com o apoio de 15 partidos, enquanto Roberto Rodrigues com o apoio de 6 partidos.
A Coligação de Celso Cota foi registrada no Cartório Eleitoral com o nome de “A Retomada do Desenvolvimento de Mariana”, mas por fora é conhecida como “Mariana de Volta aos Trilhos”. Ambos os slogans sugerem que, em função da crise política que paralisou a administração do município durante estes últimos quatro anos, é preciso que o Desenvolvimento seja retomado e o trem da administração que descarrilou precisa voltar aos trilhos. Outro slogan adotado pela coligação é o “Volta Celso” ou suprimindo uma letra sugira “Vota Celso”.
A Coligação do Roberto Rodrigues escolheu o slogan “Juntos por Mariana” que se originou do movimento “Todos por Mariana”, grupo que implodiu  pois não encontrou um candidato a vice de consenso para formar uma chapa para concorrer ao cargo de prefeito. Com a implosão desse bloco, surgiram então as candidaturas solos, sem coligação, de Sonia Azzi do PV, de Rodrigo Miranda do DEM, do Chico da Farmácia do PMN, da Neuza Zuzu do PSOL e do Valério Vieira do PSTU.
O Rodrigo Miranda usou o slogan “Salva Mariana, doutor!!!” Um slogan nada politicamente simpático,  pois sugere que  o “doutor” é o único capaz de salvar Mariana, como se ele fosse um salvador da pátria.
Chico da Farmácia usou o slogan “Mariana tem Remédio”. Um slogan criativo, pois, como dono de farmácias, presume-se, terá à sua disposição muitos remédios para curar os males de Mariana...
Os demais candidatos, salvo engano, não produziram slogans.

Um comentário:

Antonio Marques dos Reis Junior disse...

Aloprado é o povo de Mariana se votar em candidatos que atrasaram o desenvolvimento da cidade por causa de picuinhas entre si.Vem uma candidata por aí comendo pelas beiradas e tomara que logre exito em sua empreitada pois esses que estão aí o povo ja conhece. SA vem aí,mudança já.