A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras empossará a professora REGINA ALMEIDA - Cadeira Nº 12 - cuja Patrona é Cecília Meireles, hoje, dia 30, às 17h, na sua sede, rua Frei Durão nº 84. A nova acadêmica será saudada pela professora MARIA CÂNDIDA TRINDADE DA COSTA DE SEABRA, ocupante da Cadeira nº 35.
Autora de livros didáticos, de ensaios, biografias, contos, crônicas, histórias infanto-juvenis, poemas, artigos publicados em mais de uma dezena de antologias, revistas especializadas, jornais, etc., Regina Almeida é especialista em Educação, Recursos Humanos, História da Arte, Cultura e Arte Barroca Mineiras. Sendo uma grande divulgadora de Mariana, cidade da qual conhece a fundo não somente a história, mas, a arte em especial a obra do Mestre Athayde. Detentora de vários títulos, troféus, comendas, medalhas, inclusive a do Dia de Minas Gerais, concedida pelo governo do Estado e do Município de Mariana, professora Regina é uma cidadã orgulhosa de seus princípios e das raízes mineiras. Sua terra natal é São João do Paraíso, norte de Minas.
Conferencista em várias universidades brasileiras; em congressos nacionais e internacionais; em academias, institutos e cursos de naturezas diversas, tem várias poesias premiadas. Expressa-se em um português escorreito e, ao mesmo tempo, simples, claro e didático. Suas palestras e crônicas encantam todos que têm o privilégio de ler ou ouvi-la.
Para o presidente da Academia, Roque Camêllo, “A Academia Marianense de Letras se enriquece com a chegada da professora Regina Almeida, respeitada intelectual mineira que conhece como poucos a História de Minas e do Brasil e, ao mesmo tempo, homenageia Cecília Meireles, uma das mais importantes vozes líricas da literatura brasileira. Com isto, mais uma vez, teremos a oportunidade de evidenciar a importância da mulher brasileira na nossa cultura, especialmente na literatura e na pesquisa histórica. A vida da nova acadêmica foi sempre voltada para a Educação e esses campos da atividade intelectual, o que justificou a escolha de sua patrona e da indicação da professora Maria Cândida para saudá-la, outra intelectual que tem desenvolvido pesquisas fundamentais na área da toponímia em nosso Estado.
Texto da jornalista Merania Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário