Apesar da retumbante vitória eleitoral de Celso Cota nas eleições municipais de 2012 quando teve mais votos que a soma dos seis demais candidatos e ainda colocou sobre todos eles uma frente de quase três mil votos, surpreendente foi, no entanto, a votação do atual prefeito que, a despeito de não ter nenhum carisma pessoal nem sequer simpatia popular, pois jamais fez alguma coisa boa por Mariana, mas mesmo assim acabou obtendo mais de dez mil votos.
Quais seriam os motivos que provocaram esse inusitado sucesso eleitoral?
O primeiro e mais importante motivo seria estar no comando da poderosa máquina administrativa do poder político municipal capaz de atrair muitos votos, principalmente dos oportunistas de plantão, como também do numeroso eleitorado mais carente.
O segundo motivo, tão importante quanto o primeiro, foi a intempestiva promessa ao eleitorado, em pleno período eleitoral, da construção imediata de milhares de casas pelo programa federal “Minha casa, minha vida”. Milhares de eleitores ficaram horas e horas a fio na fila de inscrição no Centro de Convenções, quando oficialmente não existiam e nem existem ainda terrenos nem projetos já executados ou planejados para a edificação das referidas construções. No entanto, parece, depois das eleições municipais tudo parou: não se falou mais nisso!
É evidente que, no futuro próximo, as casas serão construídas com o financiamento da Caixa Econômica Federal aos próprios mutuários inscritos e participação do município que deverá ceder terrenos devidamente urbanizados e oxalá sem a perversa e reprovável conotação político eleitoral.
Afinal de contas quem irá pagar o financiamento da casa própria serão os proprietários e não os políticos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário