domingo, 25 de abril de 2010

Os prognósticos políticos de Walter Rodrigues

Comentários de Walter Rodrigues Filho sobre a política em Mariana em seu Blog na internet.
“Muitas pessoas especulam com o improvável cenário político em caso de cassação de Terezinha. Embora não haja NENHUM fundamento jurídico para cassação, existe o interesse real de se verificar a quantas andam o desejo do eleitor quanto a uma nova eleição em Mariana. Em face das recentes conspirações celso-cotistas essa enquete se mostra oportuna.
Atendendo aos pedidos dos leitores estou publicando uma nova enquete para prefeito (a) de Mariana – no caso muito improvável de cassação de nossa Prefeita.
Os nomes de Terezinha, Roberto, Celso Cota, Roque e Cássio Brigoline ficaram de fora por diversas razões: – no caso de cassação de Terezinha, Roberto será também. No caso de Celso ele está inelegível até 09.11.2016. Roque também está fora, pois está inelegível além de ter sido cassado recentemente e não poderia figurar como candidato. Cássio ainda está inelegível devido a antigos processos.
Sobram diversas pessoas públicas de Mariana. De qualquer maneira deixei a liberdade para os leitores votarem também em pessoas de sua livre escolha.
Nesta enquete também estou publicando o número de votos de cada escolhido. A enquete vocês podem encontrar na barra lateral.
Enquanto Terezinha tenta, de um lado, construir pontes com os Vereadores, noutra quadra da Cidade, Celso Cota, ainda usando de sua influência de 8 anos no poder junto aos Vereadores, entoa cânticos de encantamento aos Vereadores amedrontando-os quanto a uma aproximação do Governo.
A que custo?
Ah! O Povo que pague esta conta! Porque a ambição desmedida de Celso Cota – que ainda não se acostumou à sua nova condição de administrador público IMPROBO – não mede as consequências nefastas que sua estratégia terá para o povo de Mariana. Celso aposta na cassação de Terezinha e coloca seus interesses pessoais acima do povo da cidade…mais uma vez. O que me decepciona, em certa medida, é a conduta desses vereadores que caem nessa arapuca política que só atende aos interesses egoísticos de Celso Cota. Vejam bem que em qualquer cenário possível os Vereadores que entram nessa armadilha só perderão:
1. Se Terezinha for cassada – o que é improvável – novas eleições serão marcadas. Quem concorrerá à Prefeitura? Qualquer candidato, e eu repito QUALQUER CANDIDATO identificado com Celso Cota será massivamente rejeitado pelo eleitorado da esquerda e principalmente pela Direita. Ah sim…a Direita Marianense NUNCA MAIS cairá no conto do vigário celsista. Repito: – nunca mais. Por outro lado, uma candidatura vinda do grupo da esquerda e que seja identificada como moderada, certamente terá o apoio de boa parte da Direita tradicional de Mariana. Perde o candidato celsista. Perdem densidade política os vereadores que caíram no conto de Celso.
2. Se Terezinha não for cassada (o mais provável), perdem politicamente os mesmos vereadores e o povo continua no banco de trás dessa disputa imbecil, dessa guerrilha sem propósito que travam certos vereadores com a Prefeita. Portanto, seu eu fosse vereador trataria de fazer um discurso bem claro em favor da governabilidade e passaria incólume a este processo desgastante. E para finalizar espero que o episódio amadureça o raciocínio político dos Vereadores e de nossa Prefeita conspirando para que ambos os poderes convirjam para o mesmo destino: – realizar e promover o interesse coletivo do povo marianense. Com a palavra nossos afiados leitores!
Erram os Vereadores (ausentes) e erra o Executivo Marianense…
Terezinha, num ato de gentileza e tentativa de aproximação com a Câmara, convida os Vereadores para um café da manhã na data de hoje. Participaram 2 dos 10 Vereadores de Mariana: – Sr. Nego e Juliano Duarte. Após confirmarem presença apareceram somente os dois vereadores mencionados.
Erra a articulação política do Executivo – mesmo bem intencionada – ao convidar todos ao mesmo tempo para um evento informal que, normalmente, só se faz com a base do Governo e não com manifestos adversários e/ou antipatizantes. O propósito foi de aproximar, mas faltou sensibilidade para perceber que os Vereadores, principalmente aqueles que estão se sentindo discriminados, não participariam. A relação deve ser construída com cada um dos Vereadores, observando e respeitando as peculiaridades de cada um e do eleitorado que representam. Por outro lado erram os vereadores que não estiveram presentes (não adianta dizer que justificaram de última hora sua ausência por “outros motivos”…). Dessa forma, ao invés de construir um clima – aí sim – para o diálogo individual – acirram ainda mais os ânimos.
Perde o Povo de Mariana.
Meus parabéns ao Sr. Nego e Juliano, que, apesar disso tudo lá estiveram presentes demonstrando espírito público. Aos demais Vereadores acho que é hora de “tirar a faca da boca” e de dar uma chance ao Povo de Mariana. À nossa Prefeita acho que a articulação política deve passar a ser feita com mais sensibilidade e observação às peculiaridades de cada segmento da população representada pelos Vereadores. Continuo torcendo!", concluiu Walter Rodrigues Filho.

Observação: Walter Rodrigues Filho está fazendo em seu Blog uma enquete para uma nova eleição em Mariana. A pergunta que ele fez foi a seguinte:
Se Terezinha Ramos for cassada, em quem você votaria para Prefeito (a) de Mariana?
A lista de candidatos escolhidos por Walter Rodrigues é a seguinte: jornalista Rômulo Passos, vereador Leitão, vereador Fernando Sampaio, vereador Raimundo Horta, Vereador Nêgo, Sônia Azzi, vereador Juliano Duarte, vereador Prof. Reginaldo, Tiago Cota, Chico Veterinário, promotor Antonio Carlos, vereador Bruno Mol, vereador Marcelo Macedo, vereador Bambu, Fábio Ramos, vereadora Aída, outra resposta.

Nenhum comentário: