sábado, 17 de abril de 2010

Pluralidade radiofônica

Em pleno século XXI, no esplendor da internet, o mundo se transformou numa aldeia global, com transmissão instantânea de todos os fatos políticos, sociais, econômicos e financeiros do planeta e que são difundidos através dos meios de comunicação tradicionais, como as emissoras de rádio, televisão, revistas e jornais. Porém, na contramão da transmissão moderna, via satélite, os marianenses ainda estão na era da radiofonia única.
Nós marianenses, há quase duas décadas, fomos compulsoriamente obrigados a ouvir a uma única emissora de rádio. É como se nós estivéssemos vivendo numa ilha deserta desligada do mundo e fôssemos obrigados a ouvir uma única emissora de rádio oficial. À exceção das rádios piratas e clandestinas, os nossos aparelhos de rádio não conseguem sintonizar nenhuma emissora de rádio FM de fora. A única de fora sintonizada aqui é uma rádio AM de Ouro Preto.
Será que todos os nossos aparelhos de rádio estão com defeito? Ou será que alguém está colocando criminosamente bloqueadores, impedindo assim a sintonia de AM e FM? Afinal de contas, a quem interessa impedir que emissoras de rádio AM e FM do país sejam ouvidas em Mariana? Perguntar não ofende!
Para tirar minhas dúvidas quanto a instalação ou não de bloqueadores em Mariana, levei meu rádio portátil para fora da cidade, nas proximidades do município e consegui sintonizar muito bem várias emissoras de rádio AM e FM de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, até Brasília. Eu fiquei sabendo que, quando fiscais da Anatel vêm a Mariana, atendendo denúncias de terceiros contra o bloqueio de emissoras, os seus autores são avisados com antecedência e desligam os aparelhos, ludibriando assim a fiscalização da Anatel. Um absurdo!
A Câmara Municipal de Mariana deveria instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos. As autoridades públicas municipais, o poder executivo e legislativo, o Ministério Público precisam denunciar esse suposto abuso de poder dos misteriosos bloqueadores de sinais de emissoras de rádio ao Ministério das Comunicações e pedir apoio da Polícia Federal para investigar o caso. Temos que apurar, descobrir e punir quem são os criminosos que colocam bloqueadores que impedem o acesso democrático dos marianenses a todas as emissoras de rádio FM e AM do país. Mariana não é Cuba, Coréia do Norte ou Irã onde todos são obrigados a ouvir uma única emissora oficial, tipo chapa branca.
Afinal de contas, estamos em país democrático e plural. Temos que protestar e denunciar esse crime contra o direito de livre escolha das emissoras de rádio AM e FM que queremos ouvir e que seja de nossa preferência. Nós, marianenses, em pleno século XXI, devemos lutar pelo direito à pluralidade radiofônica.

Nenhum comentário: