Vaticano autoriza processo de beatificação de Dom Luciano. Arquidiocese prepara solenidade para lembrar os cinco anos da morte do bispo.
O processo de beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida deverá ser oficialmente aberto esta semana pela Arquidiocese de Mariana, com autorização do Vaticano, em Roma.
O ritual solene acontecerá na sexta-feira, (26) na Catedral da Sé, a partir das 18,30, e será presidido pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha. A celebração marca os cinco anos da morte de Dom Luciano, ocorrida em agosto de 2006.
Após a cerimônia religiosa, haverá ato solene de outorga da Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e Responsabilidade Social, às 20 horas, no Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz (Palácio dos Bispos). Entre os agraciados estão o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre, Irmã Carmem Mendes de Carvalho, Irmã Neusa Quirino Simões e o grupo NATA.
O anúncio da abertura do processo havia sido feito por Dom Geraldo em maio, durante a 49ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). A pedido de Dom Geraldo, os bispos assinaram a petição da beatificação à Santa Sé. Os mais de 300 religiosos responderam com uma sonora salva de palmas, pondo-se prontos para atender ao pedido.
Dom Luciano foi arcebispo de Mariana durante 18 anos, morreu em 27 de agosto de 2006. Estimado por todo o episcopado brasileiro, ficou conhecido especialmente pelo seu amor aos pobres e excluídos e pela defesa dos direitos humanos. Foi secretário e presidente da CNBB por dois mandatos consecutivos em cada uma das funções.
Além de Dom Luciano , existe na Arquidiocese outros processos em andamento, aberto em 2007, pela beatificação de Dom Antonio Ferreira Viçoso (1787-1875), e do venerável servo de Deus Monsenhor Horta (1859-1933). O tempo determinado para entrar com o pedido de beatificação de uma pessoa é de cinco anos após sua morte.
*Fonte: jornal “A Semana”, edição nº 385, de 18 a 24.08.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário