quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Será fogo amigo?

Desde 1930 até 2008, portanto há 78 anos, a Esquerda tradicional de Mariana teve apenas dois chefes políticos que a comandaram com mão de ferro, como se ditadores fossem: Dr. Celso Arinos Mota, advogado, que era chamado de cacique e João Ramos Filho, fazendeiro, de coronel. Dr. Celso comandou por 40 anos a Esquerda até 1970. A partir dessa data até 2008, quem a comandou até a sua morte por 38 anos foi João Ramos.
Ao contrário da Direita tradicional, cujos chefes não mandavam nada, onde todo mundo queria mandar e ninguém obedecia, a Esquerda, ao contrário, era uma facção disciplinada. Seus membros, que sentiam fanatismo pelo partido, obedeciam cegamente o comando dos seus chefes. A hierarquia, a fidelidade e principalmente a lealdade partidária eram um dogma que ninguém ousava burlar. Quem o fizesse seria execrado e banido do cenário político da cidade, como traidor do partido. Essa unidade partidária foi fundamental para o sucesso na conquista de muitas vitórias eleitorais.
Como na época não havia coligações partidárias, a escolha dos candidatos a prefeito e vice e vereadores era entre os membros natos de cada um dos dois partidos existentes. Não havia, como é comum hoje, a possibilidade de uma traição. Com a proliferação desordenada de 30 partidos existentes no país, a maioria constituída de partidos nanicos sem votos e de aluguel, as coligações hoje se tornaram inevitáveis. É um balaio de gatos sem ideologia ou programa algum, só a serviço de interesses pessoais, alguns até inconfessáveis.
A frustrada tentativa de dar um golpe e uma rasteira na prefeita no tribunal eleitoral para tomar o lugar dela na prefeitura gerou muita desconfiança no grupo político, agora no poder. Resultado: surgiu então o temido e desagregador fogo amigo. Aquele ato de divulgar áudio contra a prefeita de Mariana no Youtube na internet, seja verdadeiro ou falso, talvez tenha sido praticado por pessoas que participam do grupo, mas que estão com seus interesses pessoais contrariados. No ano passado, por exemplo, eram vistos membros do próprio partido filmando e gravando reuniões da Câmara e da prefeitura.
Pior que um inimigo declarado é um amigo falso. Quem tem amigos assim não precisa de inimigos. No entanto, enquanto não se apurar os fatos, a incômoda desconfiança irá persistir no grupo!

Nenhum comentário: