A Ferrovia Centro-Atlântica lançou um Folder ou Banner fazendo a divulgação do Trem da Vale, trecho ferroviário que liga as cidades de Mariana a Ouro Preto e vice-versa.
O teor da propaganda divulgada feito pelos marqueteiros contratados pela Vale é o seguinte:
"Deixe a paisagem contar toda a história para você. A Ferrovia Centro-Atlântica leva você para uma viagem inesquecível de história, cultura e paisagens de tirar o fôlego. Trem da Vale – Ouro Preto /Mariana. O trecho ferroviário que liga Ouro Preto a Mariana encanta visitantes do Brasil e do mundo com seus 18 km de história, cultura e belezas naturais. Todo o complexo arquitetônico, do qual o Trem faz parte, foi revitalizado em 2006 e, hoje, abrange duas estações, além de uma completa estrutura de entretenimento".
Em seguida, há informações sobre o horário de funcionamento do trem, tarifa em baixa estação, vagão panorâmico - tarifa promocional – o horário de abertura das estações de 9 às 17 horas, com entrada franca, informações na bilheteria de Ouro Preto de quarta a domingo, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Preconceito contra Mariana
Na propaganda institucional do trem da Vale, o trecho escrito mantém uma certa equivalência em relação à importância das duas cidades históricas. No entanto, na parte ilustrativa, a propaganda tem um viés totalmente favorável a Ouro Preto: as fotos da estação ferroviária e da igreja são de Ouro Preto, apesar da estação ferroviária de Mariana ser muito mais bonita arquitetonicamente do que a de Ouro Preto. Temos igrejas tão bonitas quanto as de Ouro Preto.
Aliás, jornais, revistas, televisão e a imprensa mineira e nacional são useiros e vezeiros em usar imagens de Mariana como se fossem de Ouro Preto. A revista Veja, por exemplo, já publicou a imagem da nossa belíssima Praça Minas Gerais como situada em Ouro Preto. A cidade de Ouro Preto pode ser mais famosa, entretanto não é mais importante histórica e politicamente do que Mariana. Os principais meios de comunicação de Minas e do país, as agências de publicidade do Brasil precisam aprender história para ficar sabendo que Mariana é o berço da civilização mineira: primeira vila, primeira e única cidade politicamente organizada no período colonial, primeira capital, primeiro bispado e arcebispado, única a possuir o famoso órgão Arp Schnitger de origem europeia e onde se realizou a primeira eleição direta no Estado de Minas.
Propaganda enganosa
Como se não bastasse esse preconceito camuflado contra Mariana, o cartaz de propaganda do Trem da Vale exibe uma reluzente e vistosa foto histórica de uma locomotiva a vapor, mais conhecida como Maria Fumaça. Há muito tempo que o Trem da Vale não usa a tal Maria Fumaça, que sumiu, desapareceu do mapa sem dar satisfação a ninguém, principalmente aos turistas, mas sim, uma máquina mais moderna tocada a Diesel. No lugar da Maria Fumaça surgiu a Maria Diesel.
O teor da propaganda divulgada feito pelos marqueteiros contratados pela Vale é o seguinte:
"Deixe a paisagem contar toda a história para você. A Ferrovia Centro-Atlântica leva você para uma viagem inesquecível de história, cultura e paisagens de tirar o fôlego. Trem da Vale – Ouro Preto /Mariana. O trecho ferroviário que liga Ouro Preto a Mariana encanta visitantes do Brasil e do mundo com seus 18 km de história, cultura e belezas naturais. Todo o complexo arquitetônico, do qual o Trem faz parte, foi revitalizado em 2006 e, hoje, abrange duas estações, além de uma completa estrutura de entretenimento".
Em seguida, há informações sobre o horário de funcionamento do trem, tarifa em baixa estação, vagão panorâmico - tarifa promocional – o horário de abertura das estações de 9 às 17 horas, com entrada franca, informações na bilheteria de Ouro Preto de quarta a domingo, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Preconceito contra Mariana
Na propaganda institucional do trem da Vale, o trecho escrito mantém uma certa equivalência em relação à importância das duas cidades históricas. No entanto, na parte ilustrativa, a propaganda tem um viés totalmente favorável a Ouro Preto: as fotos da estação ferroviária e da igreja são de Ouro Preto, apesar da estação ferroviária de Mariana ser muito mais bonita arquitetonicamente do que a de Ouro Preto. Temos igrejas tão bonitas quanto as de Ouro Preto.
Aliás, jornais, revistas, televisão e a imprensa mineira e nacional são useiros e vezeiros em usar imagens de Mariana como se fossem de Ouro Preto. A revista Veja, por exemplo, já publicou a imagem da nossa belíssima Praça Minas Gerais como situada em Ouro Preto. A cidade de Ouro Preto pode ser mais famosa, entretanto não é mais importante histórica e politicamente do que Mariana. Os principais meios de comunicação de Minas e do país, as agências de publicidade do Brasil precisam aprender história para ficar sabendo que Mariana é o berço da civilização mineira: primeira vila, primeira e única cidade politicamente organizada no período colonial, primeira capital, primeiro bispado e arcebispado, única a possuir o famoso órgão Arp Schnitger de origem europeia e onde se realizou a primeira eleição direta no Estado de Minas.
Propaganda enganosa
Como se não bastasse esse preconceito camuflado contra Mariana, o cartaz de propaganda do Trem da Vale exibe uma reluzente e vistosa foto histórica de uma locomotiva a vapor, mais conhecida como Maria Fumaça. Há muito tempo que o Trem da Vale não usa a tal Maria Fumaça, que sumiu, desapareceu do mapa sem dar satisfação a ninguém, principalmente aos turistas, mas sim, uma máquina mais moderna tocada a Diesel. No lugar da Maria Fumaça surgiu a Maria Diesel.
Haja propaganda enganosa!
Um comentário:
Se a Vale (e mídia e outros) faz e desfaz de Mariana, é porque não temos, e quase nem nunca tivemos quem nos defendesse. Nos últimos quarenta anos, os únicos expoentes municipais dignos de nota foram Roque Camêllo, que sempre se desdobrou para defender a cidade em diversas ocasiões, quase junto com Fernando Morais, que sempre dá declarações públicas de amor à cidade, e Celso Cota, único expoente politico municipal que poderia ter alçado cargos de maior destaque estadual/federal e angariado mais benesses para o município, assim como o fez durante sua administração. Ambos, infelizmente, temporariamente afastados da vida política. Fernando continua um ícone nacional litarário, mas sem a força política necessária. E outras pessoas, entidades ou associações inexistem. Infelizmente, são poucos os marianenses com coragem pra defender a terra e aceitar as conequência de emitir publicamente opiniões bem embasadas. O autor deste blog é uma das raríssimas exceções.
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