quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Escritor Lucas Guimaraens lança livro

Lucas Guimaraens lança livro na Casa de Cultura de Mariana
A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras receberá o escritor LUCAS GUIMARAENS, no próximo dia 16 de dezembro, às 20h, na sua sede, Rua Frei Durão nº 84, Centro Histórico de Mariana. A solenidade tem por objetivo o lançamento de seu livro “ONDE (poeira pixel poesia)” e integra a série de comemorações do cinquentenário da Academia, entidade cultural fundada, em 1962, por Waldemar de Moura Santos, Alphonsus de Guimaraens Filho, Pedro Aleixo, Salomão de Vasconcelos, Dom Oscar de Oliveira, Mesquita de Carvalho, Wilson Chaves, Marly Moysés e outros intelectuais mineiros.
Lucas Guimaraens é mineiro de Belo Horizonte. Vindo de uma família de poetas, contistas e romancistas, dentre eles, Bernardo Guimarães, Alphonsus de Guimaraens, João Alphonsus, Alphonsus de Guimaraens Filho e Afonso Henriques Neto, Lucas esteve sempre rodeado pela literatura em sua casa. Bacharel em Direito, morou anos na França, onde desenvolveu seu mestrado em filosofia pela Universidade Paris 8. Trabalhou, também, como intérprete, tradutor e negociador no CCFD (Comitê contra a Fome e pelo Desenvolvimento sustentável), órgão criado pela ONU. Publicou poemas em antologias, periódicos e revistas brasileiras como da Academia Mineira de Letras, do Ministério da Cultura e Babel Poética, e na francesa Caravelles e na espanhola En Sentido Figurado. Recebeu diversos prêmios literários.
Lança, agora, “ONDE (poeira pixel poesia)”, pela editora carioca 7Letras. Em seu livro, Lucas Guimaraens tece uma rede poética entremeada por referências pop e eruditas, aliando um pleno domínio da linguagem ao dom de criar imagens altamente metafóricas. Pixels e megabytes pontuam essas linhas em poemas que fluem com lirismo e força imagética. Os versos de Lucas revelam uma filiação poética eclética, que bebe na fonte de Ginsberg, Whitman, Lorca e Cecília Meireles, além de Alphonsus de Guimaraens, o poeta simbolista, seu bisavô.
Para o presidente da Academia, prof. Roque Camêllo, “este jovem literato de linhagem marianense representa um traço de união entre o passado que Mariana inaugurou com a chegada do juiz-poeta Alphonsus de Guimaraens, em 1906, e os dias de hoje abrindo suas portas para o futuro. Lucas como presidente da Associação dos Amigos do Museu Casa de Alphonsus Guimaraens comprova ser um árduo defensor da memória do simbolista, de João Alphonsus, de Alphonsus filho, de Bernardo Guimaraens. Mas, não só isto. Paralelo a Afonso Henriques, seu primo, Lucas é um poeta do presente com o olhar no futuro, integrante da geração inserida no universo virtual. A Academia Marianense de Letras se orgulha de recebê-lo e lançar seu último livro nesta Casa de Cultura que tem entre seus fundadores e membros efetivos diversos nomes da Família Guimaraens, sendo seu Patrono mor o grande poeta Alphonsus de Guimaraens.”
Para homenagear o poeta Lucas e a memória de seu bisavô, o poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens, os membros da Academia Infanto-Juvenil de Letras, um departamento da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, declamarão textos de ambos.
*Fonte: jornalista Merania Oliveira.

Nenhum comentário: