quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Madrigal Mariana - 40 anos!

“Madrigal Mariana: 40 anos de Música e Cultura*
Jacqueline Antunes

Madrigal significa gênero musical polifônico, que ocorreu na Itália no século XVI, cujos textos poéticos possuem um ímpeto dramático muito forte.
O Madrigal, da cidade de Mariana, foi criado com objetivo de cultivar a arte musical e valorizar o aprimoramento cultural da sociedade marianense contemporânea. Esse coral foi fundado em 19 de março de 1971 e teve como principais fundadores: Rafael Arcanjo Santos e Antonio Marmo Santos e como primeiros seguidores: Timóteo Felício dos Santos, Francisco Assis Santos, José Antunes da Silva e Paulo Pinho (in memoriam).
Neste ano de 2011, o Madrigal Mariana está comemorando 40 anos, dedicados com êxito à arte em forma musical. A talentosa maestrina Terezinha de Jesus Dutra o rege desde sua fundação, apresentando repertórios que incluem obras das mais variadas épocas e estilos.
Atualmente, merece destaque no coral a participação do regente auxiliar José Silvério Dutra, que com entusiasmo e dinamismo ensaia o Concerto de Aniversário do Madrigal Mariana, que será no dia 17 de Dezembro.
Essa é mais uma iniciativa de valorização da música, da arte e da cultura, que promoverá o trabalho dos músicos e artistas. A coordenação do Madrigal Mariana fará uma homenagem póstuma àqueles ex-membros do coral que trabalharam para a sua edificação.
Em sua trajetória, um nome importante a ser lembrado e destacado é o do inesquecível Waldemar de Moura Santos, apoiador integral do Madrigal Mariana, que como fundador da Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras manteve o coral como órgão efetivo de Departamento Artístico-Cultural.
No ano de 2012, o Madrigal Mariana fará um concerto na Casa de Cultura para comemoração, com brilhantismo, dos 50 anos de fundação da Academia Marianense de Letras.
Parabenizo a persistência do Madrigal Mariana de avançar no tempo sobre essas ruas empedradas; cantando música entre as montanhas, reforçando a cada apresentação o papel de abrangência e integração artística e transpondo barreiras, para reafirmar a arte no universo das manifestações culturais de uma sociedade.
A música é uma linguagem que ultrapassa fronteiras. Deixo aqui o pensamento da poetisa Florbela Espanca: “Há uma primavera em cada vida; é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder... para me encontrar...”
*Fonte: jornal “O Tempo dos Inconfidentes” – edição 83, de 14 a 20.12.2011.

Nenhum comentário: