terça-feira, 20 de março de 2012

Família Gomes Freire de Andrade

Memória política
A maioria da população marianense pouco sabe sobre a grande influência política e social da Família Gomes Freire de Andrade em Mariana nos primeiros quase quarenta anos do século XX. Nascido no século XIX, Gomes Freire de Andrade, quando solteiro, residiu ali no jardim, onde hoje é a sede social do Marianense F. C., enquanto seu irmão Augusto Freire de Andrade residia no sobrado, também no jardim, onde reside hoje Elisa Moyle Baêta, a Laiza.
Os dois irmãos, Gomes Freire de Andrade e Augusto Freire de Andrade, eram fraternos adversários políticos em Mariana. Enquanto o primeiro comandava a Direita, o segundo liderava a Esquerda.
Gomes Freire de Andrade concluiu o Curso de Medicina na Escola Nacional do Rio de Janeiro. Foi orador de sua Turma e, para graduar-se, defendeu a tese Hidrofobia, momentoso assunto da época. No último quartel do século XIX, já médico em Mariana, elegeu-se Deputado Estadual à Câmara de Ouro Preto, como Constituinte. Prosseguiu, sem cessar, as suas atividades políticas tornando, mais de uma vez, Presidente da Câmara Municipal de Mariana. No entremeio, elegeu-se Senador de Minas (Senado Mineiro) e Deputado Federal. Aposentou-se como Professor da Faculdade de Farmácia de Ouro Preto. Em sua homenagem, a praça do jardim hoje tem o seu nome. Foi um dos fundadores do Marianense F. C. que comemora este ano o seu centenário de fundação. Falecido e sepultado em Belo Horizonte, deixou três filhos:
Augusto Gomes Freire de Andrade, médico, Presidente da Câmara de Mariana e Deputado Estadual de 1926 a 1930.
Henrique Gomes Freire de Andrade, diplomado em Direito pela Faculdade de Ciência Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, foi Promotor das Comarcas de Piranga e Santa Bárbara e Juiz Municipal de Mariana, permanecendo nessa condição até 1934, Juiz Municipal de Pedro Leopoldo até 1936, quando foi provido no cargo de Juiz das comarcas de Bicas, de Santa Luzia e Formiga e finalmente promovido ao cargo de Juiz Especial da Comarca de Belo Horizonte.
Carmen Freire de Andrade faleceu solteira.
Augusto Freire de Andrade, irmão de Gomes Freire de Andrade, foi também Presidente da Câmara Municipal de Mariana, onde, por muitos anos, exerceu ininterruptamente a advocacia até aposentar-se e transferir-se para Belo Horizonte, onde faleceu, mas foi sepultado em Mariana.
O único parente neto de Gomes Freire de Andrade que conheço pessoalmente é o Dr. Sylvestre Freire de Andrade, ainda vivo e residindo em Belo Horizonte. O Dr. Sylvestre, o Prof. Roque Camêllo e eu fomos os idealizadores do 1º Encontro para o Desenvolvimento de Mariana, o EDEM-I, que reivindicou e conseguiu, entre outros pedidos, a instalação das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em Mariana, em 1983, e a construção da estrada de contorno pelo governo de Minas.

3 comentários:

ssilva1932@gmail.com disse...

Senhor Ozanan,
De novo o senhor com esta lenga lenga de esquerda e direita!
Pelo amor de deus! Não dê atestado de burrice e de velhice. Falar no ladrão do Cássio, cassado por corrupção. Não fale o nome daquela desgraça neste blog seu.
Mariana e o mundo cresceram. Será que o senhor não nota que não existe mais clima para isto. Interessa somente aos corruptos como Nonô Miranda & Companhia, Celso Cotta, os Rodrigues da Mina. Acorda! É por isto, que Walter Rodrigues da Mina, em seu blog , o chama de Velho gagá.
Não dê munição para a oposição.
O meu alerta é por amor a Mariana, a cidade que me deu a minha querida esposa.
Saudações
Silvério

freire de andrade disse...

Parabéns pela postagem, Senhor Ozanan.

É uma bela homenagem para nossos queridos familiares, e para com o nome de minha família. Muito bom conhecer um ''pouco mais'' da história de meu bisavô, Augusto Freire de Andrade.

Grande abraço,

André Freire de Andrade

Bárbara Gabriela disse...

Boa tarde Srs Freire de Andrade! Ou será Freire de Andrada?
É muito satisfatório encontrar vocês!
Meu nome é Greici Mourão. Sou servidora civil da Polícia Militar de Minas Gerais; mais especificamente no Regimento de Cavalaria de Minas. Em recentes pesquisas, no intuito de buscar informações sobre o próprio Regimento, que completará 241 anos, esbarrei-me (não por acaso) com o seu primeiro comandante de fato, Ten Cel Francisco de Paula Freire de Andrada. Filho do 2º Conde de Bobadela, Gal José Antônio Freire de Andrada (ou Andrade). Pai de Gomes Freire de Andrade (barão de Itabira)...
Pois é!
Essa pesquisa nos propiciou a homenagem ao inconfidente com uma medalha que levará o seu nome. Acredito que, pela primeira vez na história, essa figura tão importante para nossa formação policial será lembrada e exaltada.
Busco mais informações sobre ele, inclusive imagens como fotos. Coloco-me à disposição para contato. Na verdade, aguardo com ansiedade que seus sucessores colaborem para que possamos conhecer um pouco mais sobre a verdadeira contribuição do Ten Cel que ora brindamos.