domingo, 18 de março de 2012

Partido cobiçado

Partido político, normalmente, é constituído por duas alas distintas: os bons e ruins de votos. Os primeiros se tornam donos do partido tornando-se seus caciques. Entram para política para serem prefeitos ou vereadores. Os segundos, mais modestos, ficam à espreita de um dia, quem sabe, ajudado pela coligação, possam se tornar vereadores ou, se isso não for possível, tornarem-se funcionários públicos municipais, não concursados, ocupando os mais de 350 cargos comissionados, reservados exclusivamente a cabos eleitorais derrotados ou não nas urnas, garantindo assim um vencimento muito bom, pelo menos durante quatro anos.
Nas eleições municipais deste ano, os grandes partidos de Mariana como PSDB, PMDB e PDT estão cobiçando o apoio do PPS que teve uma estupenda votação nas eleições municipais de 2008. O partido se tornou a noiva mais cobiçada pelos políticos. Acontece que as duas alas do PPS ainda não entraram num consenso. Uma ala quer apoiar determinado candidato a prefeito, enquanto a outra a ala deseja apoiar um candidato diferente.
Enquanto não se resolve essa pendenga política, os jornais que circulam em Mariana divulgaram que o partido resolveu lançar como pré-candidato o Geraldo Zuzu. Quem acompanha a política marianense sabe muito bem que nem os grandes partidos conseguem eleger prefeito e vereadores se não fizerem coligações. Nenhum dos atuais dez vereadores conseguiu se eleger com seus próprios votos. Precisaram sempre dos votos das legendas coligadas para preencher o quociente eleitoral.
Que se habilitem logo os grandes partidos de Mariana a fazer a tão almejada coligação, pois quem fizer as melhore$ proposta$ ganha o cobiçado apoio do PPS!

Nenhum comentário: